Jornalista afirmou que a inteligência artificial exige preparo, consciência e transformação cultural nas empresas
O jornalista Pedro Bial abriu o debate sobre tecnologia no primeiro dia do RD Summit 2025, nesta quarta-feira (5), no Expo Center Norte, em São Paulo. Em sua palestra “Sempre Foi Sobre Pessoas: A Verdadeira Transformação Digital”, o profissional afirmou que o momento atual não é apenas uma transformação, mas “uma revolução” impulsionada pela inteligência artificial.
“Se você ver uma onda grande vindo, o certo é ir em direção a ela”, disse, ao defender que profissionais e empresas precisam encarar a tecnologia. Ele provocou o público com a pergunta: “Qual é a tendência do propósito e qual é o propósito da tendência?”
Comparando a IA a um furacão, ressaltou que é preciso preparo para evitar que a inovação cause mais caos do que avanço. Para ele, o desafio inclui uma mudança cultural: “É preciso transformar a pessoa analógica em uma digital”.
Bial defendeu ainda o pensamento crítico diante das máquinas e também alertou: “Democracia é o ato de desconfiar. Quando devemos desconfiar da IA? Dessa que se vende como algo de extrema confiança. A IA não sabe que não sabe”.
Ao encerrar, reforçou a importância de pluralidade e renovação humana diante da tecnologia: “Uma história é sempre melhor quando contada por vários pontos de vista. A cada inovação tecnológica, temos a chance de nos renovar”.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.




