CreativosBR

Crédito: Iatã Canabrav/ UOL.

HomeBlogCannes LionsOs primeiros Leões dos maiores...

Os primeiros Leões dos maiores nomes da publicidade brasileira

O encerramento do festival mais criativo do mundo na última semana fez, ironicamente, qualquer jovem pensar não sobre o fim, mas sobre o começo. Todos que estão minimamente inseridos no mercado da publicidade conhecem os grandes nomes da indústria, assim como o fato de colecionarem Leões em Cannes aos montes, porém pouco se sabe sobre suas peças estreantes no Festival. Pensando nisso, criamos uma lista com 5 nomes da indústria e seus primeiros prêmios em Cannes.

Anselmo Ramos

O primeiro Leão do fundador da GUT veio quando ele tinha 24 anos em um anúncio para a rede de telecomunicações Telecel, de Portugal. O comercial da agência Young & Rubicam Lisboa levou Prata na categoria Film no festival de 1996 (saiba mais sobre as categorias do Cannes Lions). Uma curiosidade sobre esse case é que Anselmo comentou sobre ele em um podcast com Simon Cook (CEO do Cannes Lions): “É uma piada bem boba, mas na época – 1996 – ganhou um Leão de Prata”.

Telecel – O Anúncio do “Tou xim”:

Lions Podcast: a jornada de Anselmo Ramos e a Ascensão da Gut

Marcello Serpa

Conhecido – e premiado –  pela sua contribuição de longa data ao mercado publicitário, Marcello Serpa registra seu primeiro Leão em 1993, com o anúncio “Umbigo” para promover o Guaraná Antarctica Diet. O aclamado diretor de arte estreou no festival chamando tanta atenção quanto suas produções, já que essa peça conquistou um Grand Prix, se tornando também o primeiro GP do Brasil em Cannes. A agência era DM9 e o anúncio ficou famoso por usar apenas o visual na comunicação do produto, associando a forma física ao Guaraná Diet.

Fonte: Meio e Mensagem
Eugênio Mohallem

Apesar de ter diversos trabalhos em shortlists anteriores, o gênio da redação publicitária marca seu primeiro Leão em 1994 com o anúncio “Casamento” para a marca de eletrônicos Sharp. Recheado de humor, como a maioria dos trabalhos de Mohallem, o comercial conquistou um Leão de prata para a agência DM9.

SHARP – “Casamento”:

Patrick Matzenbacher

Antes de estar presente no Super Bowl com um filme para marca Doritos e de emocionar as pessoas com o ”Cartaz HIV Positivo”, Patrick Matzenbacher marcava seu primeiro prêmio em Cannes por “Guitar man”, para a MTV, que levou dois Leões em bronze, nas categorias Film e Film Craft no Festival de 2012. A campanha contava com uma série de vídeos no mesmo estilo: alguém tocando guitarra com outra pessoa no lugar do instrumento.

Washington Olivetto

E para encerrar essa lista, nada melhor do que ver o primeiro Leão de um dos maiores publicitários da história. Washington Olivetto conquistou seu primeiro prêmio em Cannes aos 18 anos, com um comercial para Deca. Era o festival de 1971, e ele levou um Leão em bronze para a agência Lince Propaganda.

COMERCIAL DECA – O PINGO

Como diria o próprio Anselmo Ramos, “Everything happens in Cannes, Simon” (tudo acontece em Cannes, Simon). Porém, no caso dessa lista, podemos concluir que “Everything begins in Cannes” (tudo começa em Cannes).

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket