Tenho ido com uma certa frequência ao Rio Grande do Sul.
E essas idas deverão ser intensificadas a partir de Julho, onde estarei à frente de um projeto de comunicação naquele Estado.
Do ponto de vista da publicidade, o Rio Grande do Sul é um lugar que deve ser analisado de forma diferente dos demais estados da Federação.
Sua população possui costumes muito particulares e é muito resistente à culturas provenientes de outras locais.
Além do destacado sotaque, expressões locais estão no dia a dia dos que vivem no Rio Grande do Sul.
No que diz respeito ao consumo dos gaúchos, muita coisa pode ser observada.
O Estado possui marcas próprias e muitas delas chegam a ser líderes de mercado em seus segmentos de atuação.
Sim, o gaúcho de forma geral, é regionalista e sempre que pode, opta por suas próprias marcas.
Para se ter uma ideia, os gaúchos "torcem a curva" quando se analisa o consumo de marcas que são líderes por décadas e dominam todo o Brasil.
Somente no Rio Grande do Sul é que a Pepsi, por exemplo, está a frente da rival Coca-Cola, em número de vendas.
Aliás, a Coca-Cola, naquele estado, trabalha sua comunicação na cor AZUL. Você acredita nisso?
E não tente o anunciante novo metido a besta, à falar "TCHÊ", "BAH" ou "CHURRAS" porque o gaúcho não gosta de ser imitado.
Ele é autêntico. Ele ignora ao ver uma garrafa de vinho, por exemplo, caracterizada como um chimarrão ou com um chapéu de gaúcho.
Um anunciante dever ser verdadeiro com o gaúcho e não tentar agradá-lo imitando-o, como sugere por exemplo, o título desse post.
O gaúcho sabe que uma marca pode estar forçando a barra para falar com ele.
O Rio Grande do Sul possui uma série de grandes empresas que depois de muito sucesso naquele estado, se expandiram ao restante do país, como: Renner, Zaffari, Bourbon, Grendene, DadoBeer, entre outros.
Quanto ao consumo de mídia, o Rio Grande do Sul também difere dos demais brasileiros. São os gaúchos os que mais lêem jornais no Brasil, colocando mais de 3 títulos de jornais entre os 10 jornais brasileiros com maiores circulações diária.
Também é o estado que mais se ouve rádio. Uma grande emissora local, a Rádio Farroupilha chega a ter mais de 130 mil ouvintes de rádio por minuto. Isso é um número bastante acima do que temos por todo o país.
Os índices de audiência em TV aberta também são diferentes por lá. Tem novela que lá dá menos 6 pontos que a média nacional, por exemplo. Ou em outros casos, um jornal pode dar 4 ou 5 a mais que todo o restante do país.
Instigante, desafiante, não? Por que isso?
Hoje, se eu fosse um aluno de publicidade e propaganda, faria uma boa monografia sobre o consumo dos gaúchos e principalmente sobre sua rica cultura.
Isso sem falar a rivalidade entre torcedores de Grêmio e Internacional que também interfere pacas em um monte de coisa interessante que serve de bom conhecimento à um publicitário.
Tenho certeza que iria aprender muitas outras coisas sobre esse estado, onde tudo é diferen… tchê! Ih, não pode!
Se você ainda é estudante, fica a dica! Mas depois me conte tudo que aprendeu!
Boa semana a todos.