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O truque dos preços terminados em 9

Sendo do marketing ou não, você já deve ter notado que muitos preços terminam com o centavo “9”, correto? Mas por qual motivo o pessoal do marketing utiliza essa estratégia?

Um centavo realmente faz a diferença?

A resposta é tanto cultural quanto matemática. Em sociedades onde as pessoas leem da direita para a esquerda, o truque de mudar o seu preço para “xx,99” funciona, já nas outras sociedades não. Por exemplo, se o seu preço é R$ 5,99, você leria primeiro o 5 do que o 9.

Na nossa cabeça R$ 5,99 está mais próximo do 5 do que de 6; e essa ideia, mesmo que mentirosa, ajuda muito a vender.

Mas e se eu não quiser colocar os centavos, tem algum truque usando 9 para vender mais?

Segundo um artigo da Harvard Business Review, através de experimento que seguia o preço e a compra de um vestido, o resultado foi surpreendente.

O experimento se baseou em aumentar o preço de um vestido de US$ 34 para US$ 39.

Quando se sobe o preço de um item, a tendência seria a queda das vendas – logicamente, mas segundo esse experimento as vendas do item subiram em média 30%.

De acordo com o estudo, o número 9 gera um efeito em que as pessoas instintivamente percebem os preços como mais barato, logo, a ideia do o preço estar quase 40 doláres, mas ainda mais barato, faz os clientes correrem para arrematá-los.

Como parte do experimento, o preço foi alavancado para US$ 44, causando queda nas vendas.

Com esses resultados, assim como a curiosidade do truque psicológico citado no início deste texto, já podemos entender porque os marketeiros têm tanto êxito nos preços terminados em “nove”. 

Você sabia disso? Têm mais alguma curiosidade sobre esta técnica para acrescentar?

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