Esta semana, o aplicativo de música Spotify provou que não foi preciso esperar os últimos meses do ano para entender seu comportamento musical do ano de 2021; na última quarta-feira, 2, a plataforma lançou a sessão “Only You” que releva seus gostos variados de estilos musicais e podcasts. Foi dito ao Estadão que o serviço fica disponível até 30 de junho.
Há alguns anos o Spotify faz o uso de estatísticas de consumo do usuário para gerar uma troca de experiência entre eles, não só ele como também as redes Facebook com suas retrospectivas, relatórios do Instagram; e o “Only You” veio para movimentar o serviço mostrando a flexibilidade dos seus estilos musicais e provando que cada um que consome no aplicativo é único.
Este sentimento de sentir-se único é o que gera uma mídia espontânea e com uma conexão real, sua estratégia foi utilizar o marketing de experiência. Utilizam as emoções dos usuários para conhecer, conquistar, engajá-lo e finalmente, fidelizá-lo, nos passa a sensação de identificação – com o Spotify não é diferente; ele começa a entender suas preferências e conforme for entendendo seu comportamento cria playlists feita para você, te conquista, gera uma troca e consequentemente, já estamos envolvidos com o aplicativo e interagindo, compartilhando sobre ele em outras redes.
A identificação se deu ainda mais com a divisão feita pela experiência que contou com:
Jantar dos sonhos: um mix personalizado com 3 artistas que convidaria para um jantar romântico;
Mapa Astral: fazendo um trocadilho com as músicas e quais representam o Sol, Lua e Ascendente do seu signo, artistas que não saem do repeat, músicas mais sentimentais e as últimas descobertas, respectivamente;
Horário do dia: uma análise dos sons e podcasts que você mais escuta em determinada hora do dia;
Dupla de artistas: os dois artistas mais ouvidos recentemente;
Sua viagem do tempo: o modo como você “viajou” musicalmente durante o período do ano;
Seu gênero/tema preferido: gêneros e podcasts baseado nos seus hábitos do streaming.
Este é o grande sucesso do Spotify, oferecimento de conteúdos e serviços personalizados, independentemente de uma conta free ou premium, a estratégia de marketing da plataforma é a entrega das preferências de cada usuário, tudo é gerado por experiência.
One Response
[…] as informações em uma (ou mais) pessoa. Tá permitido criar um nome, profissão, o que gosta de ouvir, jeito que se veste. Até mesmo desenvolver toda uma narrativa para apresentar os hábitos e […]