O mundo da Publicidade sempre foi muito peculiar. Muitos, após o término de um anúncio, se perguntam: “de onde surgiu tudo isso?”. Afirmo ao dizer que parte deles nos brainstorms dos Criativos, outra parte em happy hours pós-expediente; mas sua grande parte vem de onde você menos espera: na confiança construida da relação entre cliente e agência.
Com o avanço da tecnologia e evolução dentro das indústrias de comunicação – como o surgimento da comunicação digital – as peças publicitárias foram ficando cada vez mais instigantes, fazendo automaticamente com que a relação entre anunciante e agência fosse ficando mais próxima e lucrativa.
Que uma boa Publicidade é importante todos sabemos, pois se bem feita, o alcance visual que as marcas atingem é imenso, e a grande visibilidade significa também grande retorno monetário. Dessa forma, a partir do momento que os clientes notavam que o resultavo do trabalho sensacional das agências e seus filmes estavam trazendo resultados positivos, por que “mexer no time que está ganhando”, não é mesmo?
Uma prova dessa fidelização é a relação entre as maiores agências/anunciantes ainda existentes no mercado. Veja:
AGÊNCIA | CLIENTE | TEMPO |
WMcCann | COCA-COLA | 79 ANOS |
WMcCann | CHEVROLET | 76 ANOS |
WMcCann | NESTLÉ | 68 ANOS |
ALMAPBBDO | VOLKSWAGEN | 65 ANOS |
OLGILVY | GERDAU | 52 ANOS |
DPZ&T | ITAÚ | 49 ANOS |
DPZ&T | VIVO | 43 ANOS |
LEO BURNETT TAILOR MADE | FIAT | 25 ANOS |
E estes são apenas alguns exemplos de agências renomadas que com muito esforço e trabalho conseguiram fidelizar marcas de grande porte, que mesmo com a evolução dos meios e também da tecnologia, escolheram permanecer juntos até hoje.
E você? Acha que a confiança é o único fator a quem devemos atribuir a fidelização desses anunciantes? Ou acha que vai muito além disso, e que outros fatores podem contribuir para a mudança de agência e arriscar partir pra cima de uma nova parceria? Coloque-se no lugar de um cliente, você arriscaria?