CreativosBR

Fonte: envato

HomeBlogOpiniãoO que maus líderes nos ensinam

O que maus líderes nos ensinam

Muito se fala sobre o que aprender com os bons líderes. Somos capazes de listar boas atitudes e nos adequarmos a comportamentos sugeridos para que nos aproximemos cada vez mais do perfil de quem nos lidera.

Mas o que não aprender com eles? O que eles insistem em fazer ou dizer, e quais as inadmissíveis falhas que devemos excluir na nossa lista para que nunca sigamos?

O técnico do Flamengo é um grande exemplo deste segundo parágrafo. E olha que não estou em nenhum momento falando de competência, de qualidade técnica e, acredite, nem vou discutir caráter.

O Flamengo tem um dos melhores elencos do Brasil. Jogadores incríveis, de grande bagagem, qualidade, história. A grandeza do Flamengo exige isso, mas é natural que os times não consigam ter tantos nomes de destaque juntos. É claro que é difícil administrar “medalhões”, principalmente em um ambiente onde o ego e a competitividade são muito fortes. Mas como dizem por aí, “ter jogadores de grandes nomes num elenco é um problema que todo técnico gostaria de ter.”

Sampaoli nunca teve carisma, nunca teve amizade com o time. E isso é explícito! Os jogadores não parecem gostar dele, e ele mesmo não parece ligar muito pra isso. Numa briga em que seu auxiliar teria batido em um dos seus jogadores, ele ficou do lado do seu auxiliar. Em todos os jogos que perde, ele chuta algum objeto demonstrando desequilíbrio. Atitudes que não competem a um líder, entende?

Mas pra mim, a gota d’água foi ontem, durante a premiação de campeão e vice, quando os jogadores do Flamengo ficaram sozinhos no campo, enquanto o técnico foi para o vestiário. Quem recepcionou os jogadores foi o técnico do adversário e ex-técnico do Flamengo, Dorival Jr.

Assim sendo, escolha os skills que quer formar ou desenvolver a partir de bons exemplos. Retire da sua experiência características que não irão lhe agregar em nada. E se tiver que aprender algo, que seja o ganho de “casca” que os maus exemplos te proporcionam: de quem não ser, do que não fazer, do que não querer pra você.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket