HomeBlogEntretenimentoO impacto das marcas na Olimpí...

O impacto das marcas na Olimpíada de Tóquio 2020

A cerimônia de abertura da Olimpíada de Tóquio acontece na sexta-feira, 23 de julho, no entanto, desde ontem começaram as partidas da primeira fase do futebol feminino e softbol, hoje, do futebol masculino. Os jogos já foram adiados devido a situação pandêmica que ainda vivemos, mas, que em 2020 era muito recente e sem dados firmados, por conta disso, os anunciantes e patrocinadores questionaram-se como trazer uma comunicação sensível diante às tragédias sanitárias, decidir se é o momento ideal para promover sua marca relacionada aos esportes e, mais ainda, se de fato o dinheiro investido não seria desperdiçado com o dilema de ocorrer ou não a Olimpíada; é através dessa leitura que entenderemos estratégias adotadas para uma comunicação neste momento.

Com toda festividade e alegria que os jogos olímpicos trazem para todos os países, a maior preocupação está entre as empresas que investiram no patrocínio deste evento, já que o decreto de estado de emergência na cidade acaba hoje. Os patrocinadores globais do Comitê Olímpico Internacional, o COI, garantem expor suas marcas mesmo com a ausência de clima e sem convidados, julgam essa decisão importante pois contamos com a ocasião que aparece a cada quatro anos e com alto alcance de visibilidade, cerca de 3,5 bilhões de pessoas, ou seja, metade do mundo.

Mesmo com a pandemia, confiam que os patrocinadores junto das marcas possam narrar uma história de resiliência com o esporte e, com isso, humanizar essa mensagem com seus produtos e/ou serviços. “Em um momento como esse, a marca não tem de vender, tem de envolver. Essa é uma oportunidade para a empresa mostrar o que pensa, o que valoriza.”, diz Mário D’Andrea, presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade. Com essa declaração as marcas pegaram o incentivo e colocaram em prática, citaremos algumas como: Panasonic, Bridgestone, Havaianas.

A primeira é parceira global do COI há mais de 30 anos e o intuito é conectar o Japão aos consumidores de um modo que todos estão habituados, através das redes sociais. A empresa deve veicular para TV filmes publicitários feitos pela agência Ogilvy, estrelando o maior medalhista da natação nos jogos Paralímpicos, Daniel Dias, novidade da modalidade skate com Pamela Rosa, surfe com Silvana Lima e Luiza Fiorese do vôlei sentado.

A Bridgestone, mais uma parceira do COI, também se instalou no digital e fará de um jeito diferente, criará um “grupo de zap” com atletas e fãs. Uma ação assinada pela agência de publicidade VMLY&R; divulgação será pelas redes sociais dos atletas patrocinados como, Ítalo Ferreira, atleta da modalidade surfe e Darlan Romani do arremesso de peso, e da rede social da própria Bridgestone.

A Havaianas aposta que, mesmo em um momento difícil, acredita que com seus produtos consegue levar alegria típica de ser brasileiro, apostará nos atletas vestindo acessórios e sandálias da marca. Esperança que, mesmo com a situação complicada ainda no mundo, veicule algo positivo e que todos possam ter um assunto que entretenha, estratégia também da Magazine Luiza, assinante com a Globo, “Vamos aproveitar a atenção trazida pelos Jogos para uma promoção ligada ao tema”, afirma a empresa.

O que impulsiona a credibilidade dos anunciantes nesta edição atípica das Olimpíadas, é explicada pelo home office, segundo pesquisa Behup “Olimpíadas 2021”, cerca de 72% dos entrevistados acompanharão os jogos; a atenção do público mais jovem é conquistada pela entrada dos esportes skate, surfe, basebol/ softbol, 74% confirmam assistir a estas competições ao vivo. A transmissão dos jogos será pela emissora Globo com mais de 200 horas ao vivo na TV aberta, além disso, os canais do SporTV e o streaming Globoplay estarão disponíveis para acompanhar.