Trago aqui um artigo escrito pelo JJ, colega publicitário e jornalista e que frequenta este blog sempre que pode.
O futuro dos publicitários está em duas categorias profissionais: os especialistas e os generalistas.Os especialistas serão os saberão tudo de uma determinada área ou de um instrumento usado na Publicidade (criação e produção para a web, para a TV, produção gráfica, criação, atendimento, relações públicas, merchandising, trade marketing, endomarketing, assessoria de imprensa, promoção, design, administração, finanças, RH, mídia, etc).
Os generalistas serão os capazes de entender e fazer uso de todos os instrumentos, em planejamento, supervisão e coordenação da implantação de um projeto de Publicidade, ou de Comunicação Integrada de Marketing.
É como uma orquestra: os especialistas são os músicos e os generalistas os maestros.
Os maestros compõem as partituras do planejamento e regem a sua execução pelos músicos especialistas.
Tanto para maestros, como para especialistas, o mercado é amplo – nas agências, nas consultorias, nos anunciantes, nos veículos, nos fornecedores e nas universidades, para quem estiver muito bem preparado e tiver talento e esforço contínuo de aprendizado e de melhoria.
JJ
Os generalistas serão os capazes de entender e fazer uso de todos os instrumentos, em planejamento, supervisão e coordenação da implantação de um projeto de Publicidade, ou de Comunicação Integrada de Marketing.
É como uma orquestra: os especialistas são os músicos e os generalistas os maestros.
Os maestros compõem as partituras do planejamento e regem a sua execução pelos músicos especialistas.
Tanto para maestros, como para especialistas, o mercado é amplo – nas agências, nas consultorias, nos anunciantes, nos veículos, nos fornecedores e nas universidades, para quem estiver muito bem preparado e tiver talento e esforço contínuo de aprendizado e de melhoria.
JJ