HomeBlogOpiniãoO Fator Uau e o Marketing 3.0

O Fator Uau e o Marketing 3.0

É comum, em um mundo cada vez mais exigente, que surjam novas formas de surpreender o cliente. Essa mais “nova” forma é o Fator Uau, baseado na experiência que o consumidor tem com sua marca ou serviço. O Fator Uau muito tem a ver com o já conhecido Marketing 3.0, que tem o objetivo de fazer com que os consumidores se tornem fãs da sua marca.

Grande exemplo do Fator Uau é a Disney, que é referência mundial na oferta de experiências únicas e praticamente perfeitas. Na Disney, o Fator Uau é praticado num conceito 360°, abrangendo clientes internos e externos. Os colaboradores da Disney são treinados e motivados para a perfeição e felicidade certa dos consumidores. “A Disney não tem clientes, tem convidados” é uma das frases que definem a essência do mais famoso parque do mundo.

Maior case mundial do Fator Uau, a Disney proporciona a sensação de magia e fantasia como ninguém. Seu elenco, como é chamado o grupo de funcionários, está pronto para qualquer esforço que faça os “convidados” serem surpreendidos o tempo todo. Para que os clientes não percam seus carros no estacionamento, por exemplo, a Disney coloca os carros em ordem de chegada em vagas demarcadas para específicos horários, então, quando um convidado não sabe aonde estacionou, um membro do elenco consegue achar o carro dado a hora que o convidado chegou ao parque.

Outros exemplos de Fator Uau nós podemos ver nas redes sociais, onde marcas como Ponto Frio personificam perfis das redes para conversar de maneira mais humanizada com seu público. O perfil da Prefeitura de Curitiba, aliás, é um grande exemplo na internet de como usar o humor e a criatividade para se aproximar dos seus curtidores.

O Fator Uau se funde ao Marketing 3.0, que tem seu maior exemplo a Apple, que faz com que seus consumidores se tornem apaixonados por sua marca e façam parte de um “clube”. Softwares exclusivos, entradas de carregadores e fones entre outros acessórios só podem ser utilizados para quem é Apple.

Ambos os “fatores”, se assim podemos chamar, têm o consumidor como foco. A humanização é um fator em comum entre o Fator Uau e o Marketing 3.0 e chega para mostrar que as marcas têm sentimentos, têm vida. É a empatia cada vez mais presente nas marcas, fazendo com que os consumidores saiam ganhando e, claro, dando lucro às empresas.