Creativosbr

A escrita me salva: ela me dá alegria, me ajuda a organizar minhas ideias e registra um pouco de mim.

O desafio da página em branco

Nesta semana completo dois anos escrevendo para o CreativosBr. Agradeço aos amigos Filipe e Guilherme pelo espaço e a todo o time da plataforma, que sempre me ajudam a colocar o texto no ar e me incentivam a continuar escrevendo.

O desafio da escrita semanal é incrível. Este é o 92º texto que publico aqui. Em algumas semanas não consegui escrever; em outras, sofri muito para chegar ao texto final. Escrever, para mim, é fácil, às vezes o difícil é ter um assunto. Sofro com a síndrome de estar me repetindo a cada semana, mas o prazer de ter um texto novo é sempre revelador.

Nas semanas em que foi difícil cumprir minha tarefa, e eu tinha um pouco de vergonha do resultado, em geral recebia um comentário que me fazia rir, e pensar que o estranho para nós é novo para os outros.

Nos tempos de IA, é natural ver gente produzindo textos com essas ferramentas. Encaro isso de forma natural, mas, para mim, não faz nenhum sentido. O prazer que tenho em enfrentar a tela em branco, começar a pensar, falar em voz alta e escrever é revigorante. A escrita me salva: ela me dá alegria, me ajuda a organizar minhas ideias e registra um pouco de mim.

É possível criar um agente em uma ferramenta de IA colocar todos os meus textos e pedir a ele um artigo no meu estilo. Nunca fiz, mas tenho curiosidade de entender o que ele me entregaria. Já vivi uma situação inusitada: sempre uso a IA para revisar meus textos e, no comando, peço que ela apenas revise, sem alterar. Funciona bem, mas uma vez me esqueci de fazer esse comentário e, quando li o texto, fiquei surpreso.

A IA havia colocado em um parágrafo um conceito que me desconcertou. Ele era bom demais, mas não era meu. Pedi para a ferramenta retomar o texto original, apenas com as revisões, e deixei a ideia para lá. Mas ficou claro que, muito em breve, teremos textos incríveis sendo produzidos por essas ferramentas a partir de nossas referências.

Vou seguir apenas revisando, pois não quero perder minha diversão semanal de escrever. Hoje escrevo muito, e tenho certeza de que isso me ajuda com ideias, organiza meus pensamentos e a entender, de fato, quem eu sou.

Obrigado por sua companhia. Se quiser me ajudar, me mande ideias para novos textos. Às vezes esse papel é um pouco solitário, sinto-me enviando mensagens em garrafas no oceano, mas quando uma dessas garrafas volta, o prazer é imenso.

Portanto, dedico este texto aos amigos e colegas que, nestes dois anos, se importaram comigo e escreveram algo para me incentivar. A boa notícia é que mantenho o desafio de escrever nas próximas 52 semanas para vocês.

Sucesso na carreira!

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Uma resposta

  1. Grande Regi… é uma honra gigante ter tu conosco. A cada texto, uma provocação, uma reflexão, um ensinamento. Não sei se li todos (talvez não), mas sempre que posso dedico um tempo para isso. E sempre aprendo. Obrigado, meu amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *