Ação é estrelada pelos cantores Alceu Valença e Mari Fernandez
O Boticário, a marca de beleza mais amada do Brasil¹, lança uma campanha publicitária com foco no São João, uma das festas populares favoritas de todo o país, e que tem força especial na Região Nordeste brasileira. A ação é estrelada por Alceu Valença e Mari Fernandez, artistas que representam o encontro da tradição com a nova geração da música brasileira, cantando a canção tema do São João de O Boticário em dois filmes. A criação é da agência Ideia 3, que há 25 anos atende O Boticário e pelo oitavo ano consecutivo assina a comunicação da empresa para esse período.
O foco principal da ação publicitária está no público dos nove Estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).
Com o conceito “A Beleza se Encontra no São João”, a iniciativa valoriza os diversos encontros juninos em dois filmes – com 60 segundos de duração cada e redução para 30 segundos – contando a história de uma filha que saiu do interior para morar em uma cidade grande e que, por conta da rotina apressada do dia a dia, há alguns anos não volta para casa para reencontrar a família. Ela recebe, então, uma mensagem dos pais falando que se não der para visitá-los no São João, tudo bem. A partir desse momento, ela tem de escolher entre ceder mais uma vez às pressões da rotina ou encontrar aquele tempo para se reencontrar com a família, com suas raízes e com ela mesma. A história é contada sob dois pontos de vista: o da filha, que está na cidade grande e o dos pais, que moram no interior. Os dois filmes se complementam, mas também funcionam individualmente.
“Estamos muito felizes em trazer essas vozes maravilhosas para um momento marcado por celebração e alegria. A escolha de Alceu Valença e Mari Fernandez para a regravação do nosso jingle reforça o jeito Boticário de falar com seus consumidores no Brasil inteiro, mas sempre com o cuidado de abordar o amor e a beleza com os sotaques brasileiros”, diz Jacqueline Tobaru, diretora de marketing regional do Boticário.
“Tudo que nasce de uma verdade possui um potencial maior de emocionar as pessoas. Ao abordarmos a beleza dos encontros no São João e a oportunidade que esses festejos oferecem para se reencontrar com as suas raízes, falamos para milhões de pessoas que sabem o que isso significa”, diz Wilton Oliveira, Sócio-Diretor de Criação da Ideia 3. “A campanha fortalece a marca junto ao público-alvo, uma vez que ela mostra que entende e valoriza as tradições locais”, acrescenta.
Na trilha sonora dos filmes, peças para rádio e clipe para material de palco de grandes festas, Alceu Valença e Mari Fernandez interpretam a canção ‘Se Aprochegue, São João’, música proprietária do Boticário para o São João, composta por Tulio Zani e Tony Alves, da produtora de som Back2Back, em parceira com o sócio-diretor de criação da agência. Os filmes foram realizados para contemplar duas diferentes estratégias: institucional e de varejo.
A versão institucional da campanha foi produzida pela Malagueta Filmes, com direção de cena de Dandara Ferreira, que é nordestina e também dirigiu o filme “Meu Nome é Gal”. A direção de fotografia é assinada por Dariely Belke, que já havia trabalhado para a marca em sua mais recente ação institucional de Dia das Mães. Já a versão voltada para o varejo tem produção assinada pela Macaco Gordo, com direção de cena da também nordestina Ilka Cyana.
Ilka dirigiu dois filmes de produto, um apresentando promoção de 30% de desconto nos queridinhos da região, com destaque para as fragrâncias Quasar e Floratta Red Blossom, e um segundo filme apresentando a promoção de refis de produtos O Boticário. No primeiro celebramos também o encontro entre Mari Fernandez e Alceu Valença com o Boticário e o São João. Ela dirigiu ainda os filmes de conteúdo para redes sociais do Boticário e dos seus franqueados e materiais para força de vendas.
Ilka e Macaco Gordo assinam também o filme de bastidores da campanha, captando o primeiro encontro de Mari Fernandez e Alceu Valença para gravar o jingle e toda a emoção desse momento.
As equipes de produção dos filmes contaram com um squad essencialmente feminino. “Trabalhamos com duas diretoras de cena, uma diretora de fotografia, duas diretoras de arte, uma assistente de direção, entre outras profissionais envolvidas. Além disso, as equipes foram 100% compostas por pessoas que moram, nasceram ou possuem uma história de vida com o Nordeste e isso trouxe esse olhar local e essa verdade pros filmes. Em todas as produções regionais procuramos trabalhar com profissionais locais, para termos o olhar e para valorizar os mercados regionais”, explica Oliveira. As produções aconteceram na Bahia e contaram com o envolvimento de mais de 100 profissionais.
Os filmes estão sendo veiculados na Globo, Record e SBT. A campanha conta ainda com uma ação especial com comercial exibido dentro da novela Renascer, da Rede Globo, em uma estratégia que a emissora chama de “Golden Break”. Trata-se de filme de 10 segundos, inserido no capítulo da novela, mostrando o amor do Boticário pelo São João, ao som de ‘Se Aprochegue São João’ na voz de Alceu Valença.
Além da exibição de filmes na TV e nas redes sociais do Boticário, a campanha terá forte presença no digital, rádio, digital out-of-home e OOH as art. São mubs, abrigos de ônibus, outdoors duplos, triplos e simples, sendo um deles com uma janela que se abre e é iluminada, apresentando os produtos Quasar e Floratta Red Blossom. O key visual da campanha foi criado a partir de ilustrações da artista pernambucana Maria Xilo.
No rádio, o destaque vai para peças publicitárias com as vozes de Alceu Valença e Mari Fernandez. Já no digital, o planejamento contempla mídia em diversas frentes, como Google, Meta, TikTok, Youtube, Hands, Logan e Spotify.
Além da estratégia institucional e de varejo, a ação também mira franqueados, em uma comunicação B2B voltada para a rede de franquias do Boticário e sua força de vendas, com recados gravados pelos cantores Alceu Valença e Mari Fernandez.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.
Quer saber de tudo o que está rolando no Cannes Lions 2024?
Acompanhe de forma exclusiva nossa cobertura no maior festival de criatividade do mundo!