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O Boticário conquista primeiro Leão na categoria Glass

“Instinto Paterno”, campanha de Dia dos Pais de 2023 da marca, idealizado pela agência AlmapBBDO, recebe o Bronze no Glass – The Lion for Change, categoria que aborda questões de desigualdade ou preconceito de gênero.

O Boticário, marca de beleza mais amada do Brasil¹, celebra conquista inédita na 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que aconteceu na França. A marca, presente em milhares de lares brasileiros desde 1977, recebeu o Leão de bronze no Glass – The Lion For Change, categoria de impacto social que reconhece e aborda a criatividade que muda a cultura da sociedade, com a campanha “Instinto Paterno”. Esse é o único case brasileiro a levar a estatueta para casa nesta categoria.

A iniciativa, que marcou a celebração do Dia dos Pais do Boticário em 2023, promoveu reflexões sobre a licença parental enquanto benefício, algo que aponta para um avanço na equidade de gênero no ambiente corporativo e reforçou o questionamento “Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?“. Para Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, o Leão de bronze é o reconhecimento do trabalho de construção que a gigante da beleza tem realizado nos últimos anos, não apenas nas datas comemorativas, mas de forma perene ao utilizar a visibilidade e alcance para trazer os anseios da sociedade contemporânea para o centro dos debates, inclusive na publicidade. “Celebramos essa conquista coletiva, reafirmando nosso compromisso de potencializar conversas necessárias e usar a capilaridade da marca para levá-las cada vez mais longe – neste caso, para a cena global de criatividade com impacto. Após 47 anos de trajetória, nos mantemos na vanguarda da beleza e nos posicionamos enquanto agentes de transformação para uma sociedade mais justa e equânime“, comenta a executiva.

O tema se apresenta ainda mais potente quando pesquisas apontam que, para 69% dos brasileiros, as mulheres devem ser as principais cuidadoras de filhos recém-nascidos, segundo estudo realizado pelo Datafolha em abril de 2024. Os dados apontam ainda que 67% dos entrevistados acreditam que os homens e as mulheres deveriam ter o mesmo período de licença para cuidar do bebê. Atualmente, no Brasil, os homens têm direito a 5 dias de licença-paternidade, enquanto as mulheres recebem, no mínimo, 120 dias.

No último Dia dos Pais, O Boticário decidiu vender não um produto, mas uma causa que beneficia não só os pais, mas toda a sociedade. E é esse tipo de atitude que faz essa grande marca ser grande também para o planeta“, comenta Marco Giannelli (Pernil), CCO da AlmapBBDO.

Instinto Paterno: campanha do Boticário celebra Dia dos Pais com questionamento

Criada pela agência AlmapBBDO em 2023, a campanha “Instinto Paterno” retrata de forma sutil os primeiros seis dias na vida de um pai. O filme apresenta momentos especiais de descontração e emoção com o início da trajetória paterna – seguidos por um ponto de virada, que marca o retorno ao trabalho após a licença-paternidade de apenas cinco dias.

Sob o conceito “Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”, a marca promove reflexões sobre a licença parental enquanto benefício, como um avanço na equidade de gênero no ambiente corporativo. O movimento reforça a importância do tempo de qualidade como uma mudança cultural importante para a sociedade.

Além da comunicação nas redes sociais proprietárias do Boticário e o forte movimento de identificação orgânica e social, o Grupo Boticário se uniu ao Nubank, Volvo Car Brasil e cinco instituições com foco em parentalidade – 4Daddy, Filhos no Currículo, Instituto Promundo, Maternidade nas Empresas e Escola de Super Pais por Marcos Piangers – para lançar o Guia de Boas Práticas para Implementação da Licença Parental em Empresas.

Com informações práticas sobre o que é a Licença Parental e os principais benefícios que a implementação da licença pode proporcionar para as companhias e seus colaboradores, o material traz ainda recomendações e dicas para promover reflexões sobre o benefício e incentivar que mais empresas adotem a licença em seu pacote de benefícios.

Ficha Técnica


Anunciante: O Boticário

Agência: AlmapBBDO

Título: Instinto Paterno

Produto: Datas Comemorativas

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Luiz Sanches e Pernil

Diretor Executivo de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama

Diretor de Criação: Philippe Degen

Criação: Bruno Antunes, Mozar Gudin e Rodolfo Garcia

Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e Giuliano Springhetti

Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Amanda Lopes Moutinho, Monique Costa e Pedro Miranda

Planejamento: Rita Almeida, Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Giovanna Schiavon, Samy Aragão e Joao Calasans

Mídia: Suellen Kiss, Rafa Alves, Luana Gallizzi, Vitória Soares, Camila Lopes, Patrick Novais, Leticia dos Anjos

 Art buyer: Tereza Setti e Alessandra Rodrigues

Fotografo: Henrique Gendre

Cabelo e make: Cris Biato

Styling: Thaís Barakat

Casting: Babi

Producao executiva: SD mgmt Soraya Amaral

Packs: Estúdio Boreal

IMAGEM:

Produtora de imagem: Sweet Filmes
Diretor: Fernando Andreh
Diretor de Fotografia: Danilo Arenas
Atendimento: Francisco Tufano, Brunno Papa

Assistentes de Direção: Catharina Bergo e Ana Carolina Basilio
Direção de Arte: Luciana Nunes
Figurino: Silvana Moura
Make: Mônica Barboza
Casting: Cris Saito

Figurino: Silvana Moura

Make: Mônica Barboza
Diretor de Produção: Bárbara Gonçalves e Fernando Guerra
Produtor Executivo: Marcelo Campana
Coordenação de Produção: Dos Manos
Pós-produção/ VFX:Node Post
Montador: Raphael Bahy
Color grading: Erick Moraes
Finalizadora: Node Post

 

ÁUDIO:

Produtora Áudio: Raw Audio
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol Peternelli
Coordenação: Robério Barbosa

Aprovação: Renata Gomide, Marcela de Masi e Bruna Buas Pazos

¹ Entre marcas de fragrâncias, beleza e cosméticos.

Fonte: Kantar Insights Brasil – Pesquisa Nacional – 400 entrevistas por onda (fev’24) – Homens e Mulheres / 18-60a / Compradores de presentes do segmento de fragrâncias, beleza e cosméticos em 2023.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.    

Fontes: 
*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total Brasil, 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 
**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

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