No início do ano de 2020, algo inesperado aconteceu. O vírus Covid-19, que antes estava isolado na China, começou a se espalhar pelo mundo se tornando uma pandemia. Ninguém imaginava que um novo vírus pudesse devastar milhões de famílias, e causar tantos problemas sociais e econômicos.
Uma pandemia é algo ainda mais complexo do que uma epidemia ou uma endemia. A pandemia se encontra na pior das escalas de gravidade, pois se estende ao redor do mundo todo. Alguma das medidas caso haja uma pandemia é a mitigação, quando não há como conter a doença, para conter a redução de contágio, uma das medidas é o distanciamento social, aplicando o cancelamento de aulas, eventos e fechamento de atividades não essenciais, permanecendo aberto apenas o comércio essencial como: supermercado, farmácias e restaurantes delivery, adotamos também a supressão, ou seja, o lockdown que é a forma mais rigorosa de combate à pandemia, onde passa a ser obrigatório a toda a população a restrição para sair de casa.
A situação econômica ficou cada vez mais fatigante, como algumas pessoas precisam de seus negócios para sobreviver, elas tiveram que adotar outras medidas para se sustentar. Não apenas pessoas comuns, mas até famosos tiveram que se reinventar e praticar outras atividades, para não cair no esquecimento. Segundo a revista Veja, edição 2682 número 16, em quinze de abril de dois mil e vinte, mostra alguns pop stars que se tornaram professores de música nesse momento tão complicado; um deles foi a artista P!NK, que foi infectada pela Covid-19. Com 1 milhão de dólares doados pelos fãs para seu tratamento, ela resolveu retribuir em uma live em seu Instagram (com 8 milhões de pessoas assistindo), onde ensinou como tocar piano. Outro exemplo de professor pop star, foi o guitarrista do Queen, Brian May, onde aproveitou a pandemia para compartilhar em suas redes sociais suas técnicas no instrumento musical, batizando esses vídeos como MicroConcert, além de ensinar macetes com moeda e técnicas para segurar a guitarra, ele também ensinou a tocar riffs dos principais hits da banda, como Hammer to Fall. https://www.instagram.com/tv/B90HBXEJxP3/?utm_source=ig_web_copy_link
https://www.instagram.com/tv/B97snunBCV1/?utm_source=ig_web_copy_link
Eu mesma tive que me reinventar após a perda do meu emprego, apesar de ser Jovem Aprendiz, ajudava minha família com os vales refeições que faziam toda a diferença na compra do mês. Comecei a vender diversos itens da minha casa, brinquedos antigos, roupinhas de criança que estavam em ótimo estado, mas guardadas há 17 anos e certamente não iriam ter serventia no momento, mas para várias crianças, com certeza sim. Também abri uma lojinha de acessórios e miçangas artesanais.
https://www.instagram.com/g.fontana_acessorios/
Meu pai se reinventou ainda mais, ele que era vendedor em uma concessionária Fiat, virou motorista de aplicativo e começou a usar a bolsa de valores, aprendeu muito rápido e hoje sua renda de motorista é complementada com os cursos vendidos online sobre como financiar suas transações na bolsa de valores.
Apesar de estarmos lutando contra essa terrível pandemia, sei que esse período é de aprendizado, para aprendermos a valorizar todos ao nosso redor, pensar no próximo, pensar na saúde de todos que nos cercam e o mais importante, nunca ficar parado, trabalhar sempre a mente e nos reinventar para acrescentar sempre conhecimento em nossa jornada.
E você, já se reinventou hoje?