Filme “Monstro vs Robô” desenvolvido pela BETC HAVAS traz desfecho inesperado para cena de ação
Um modelo inovador, que une a versatilidade e a robustez do SUV com o estilo único do Coupe, impressionaria até grandes especialistas em carro. E o Novo Citroën Basalt fez brilhar os olhos de uma dupla bem diferente: um monstro e um robô. A campanha “Monstro vs Robô” foi desenvolvida pela BETC HAVAS, com uma linguagem leve e divertida, em que os personagens do filme se encantam com a sua combinação única.
“O insight dessa campanha nasce justamente do que o produto traz de novo: quando nos deparamos com a originalidade do Novo Citroën Basalt — um Coupe com o espaço de um SUV — percebemos que poderíamos transformar essa característica única em uma narrativa criativa. A ideia de fazer um monstro e um robô gigantes interromperem sua batalha para admirar o carro surgiu como uma forma divertida e inesperada de destacar essa combinação. Ação, quebra de expectativa e humor”, explica Alexandre Vilela (Xã), VP de Criação da BETC HAVAS.
O filme traz um monstro e um robô gigantes que brigam no meio da cidade, tal qual cenas clássicas de filmes de ação, em que carros são jogados por todos os lados. Mas a expectativa muda totalmente de lado quando o monstro pega o veículo e fica tão admirado que, em vez de jogá-lo, começa a conversar sobre ele com o robô. A briga então vira quase um bate-papo entre amigos tentando entender algo tão inusitado.
Além de cenas reais de performance capturadas nas ruas, a campanha contou com inovação e tecnologia e parte das filmagens aconteceu em estúdio. Usando a mesma técnica utilizada em séries como The Mandalorian, os atores atuaram contra uma parede de LEDs, onde os fundos e cenários são renderizados em tempo real usando o Unreal Engine. Isso permitiu que eles e a equipe de filmagem vissem e interagissem com os cenários virtuais durante as gravações, proporcionando iluminação e reflexos realistas, sobre as pessoas e o carro. Já os personagens do robô e do monstro foram produzidos em 3D com a técnica de captura de movimento, em que um ator é registrado por câmeras infravermelhas que transferem seus movimentos em tempo real para a animação. As expressões faciais foram captadas da mesma maneira e transformadas em vetores de movimento para imagens tridimensionais. Uma técnica similar à que usam em produções cinematográficas de filmes como Avengers, Planeta dos Macacos e Senhor dos Anéis, para dar vida aos personagens feitos em computação gráfica.
“Da ideia à produção foi um processo complexo, mas muito recompensador. O primeiro desafio foi encontrar uma história que explicasse o produto, capturasse a atenção do público e passasse por todas as etapas de aprovação. O segundo foi produzir, em tempo recorde, um filme com tanta pós-produção. Um projeto que passou por aprovação global e que vai ser exportado para a América Latina”, completa Marcelo Ribeiro, Diretor de Criação da BETC HAVAS.
Os personagens do monstro e do robô também marcarão presença em materiais adicionais da campanha, como OOHs especiais, ações de PR, action-figures e cenas pós-créditos.
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