Fonte: Pexels

HomeBlogListasNovas dicas para um briefing p...

Novas dicas para um briefing perfeito

Para muitos publicitários e designers, a produção do briefing acaba sendo um desafio. Separamos aqui algumas dicas para facilitar seu trabalho e obter sucesso!

O briefing é uma das principais e uma das mais importantes ferramentas da publicidade, sendo usado para entender qual é o desejo do cliente facilmente.

Vamos imaginar uma empresa de jogos. Ela decide fazer uma campanha grande para ser vista por mais pessoas e te contrata para fazer isso. Mas, ela não te dá nenhuma informação: Nem as cores da marca, nem o que ela gostaria ou não de ver, nem nada.

Isso acaba sendo um problemão se o cliente não deixar especificado antes, e consequentemente não gostar de todo o trabalho feito. E especialmente por isso, precisamos do briefing. Ele ajuda os dois lados e acaba poupando muita dor de cabeça mais para frente.

Ele faz a ponte entre todas as ideias, fazendo com que o produto final fique com a cara da marca. Por esse motivo, precisamos deixar tudo bem esclarecido.

Anteriormente, foi postado aqui na CreativosBr, o método 5W2H, que também pode te auxiliar bastante! Mas aqui trazemos novas dicas para você! Vale a pena conferir!

Perguntas necessárias para o briefing de sucesso

Objetivo do projeto

Tente entender o motivo do projeto, as mensagens que o cliente quer passar com ele e o porquê. Veja como o produto é: Seus diferenciais, pontos negativos e positivos. Estude bastante também, o mercado desse produto ou serviço, além dos seus concorrentes.

Gostos do cliente

Talvez essa seja uma das perguntas mais importantes de todas. Se o dono não sabe o que gosta, pergunte o que ele não gostaria de ver! O cliente nem sempre tem razão, mas tem opinião, e quando ele acaba gostando do seu trabalho, isso te faz ser bem-sucedido.

Público-alvo e canais de comunicação

Também é importante saber quem irá ser o consumidor dessa marca. Perguntas adicionais como localização, gênero, ou faixa etária também são muito úteis! Além disso, é essencial entender por onde tudo isso será divulgado, pois cada canal de comunicação possui sua característica.

Material prévio

Além do nome da marca (que parece ser algo bem óbvio, mas que ás vezes acontece de ser entendido errado), é bom perguntar se há algum material que o dono possa te enviar para poupar tempo e trabalho!

Personalidade da Marca/Tom de voz

Verifique como é a personalidade da marca, como ela age e como ela aparenta para o público. Busque entender como o consumidor olhará para essa marca: Se ela vai ser séria ou engraçada, formal ou informal, e por aí vai.

História da empresa e o porquê do seu nome

Parece ser besteira, mas essa pergunta às vezes pode te salvar. Em alguns casos, as empresas possuem alguma história muito interessante por trás, e isso faz com que você consiga captar as ideias e histórias aplicando no projeto.

Dica bônus: Por onde obter essas informações

Podemos obter as informações necessárias por vários canais, mas estes acabam sendo mais facilitadores:

• Reunião (online ou presencial com sua equipe)
  • Ligação (preferivelmente por vídeo chamada para conseguir analisar as expressões do cliente para saber se ele está ficando satisfeito ou não)

Caso não haja tempo para você ou para o cliente, opte por essas ferramentas

• Google Forms
  • Survey Monkey

Por fim, algo essencial para se ter em mente, é que o produto final não é seu. Após o projeto entrar em desenvolvimento, você precisa deixar suas opiniões de lado e seguir à risca o que está sendo determinado no briefing.

Entretanto, você pode dar sugestões quando está tendo a conversa inicial com o dono. Isso acaba sendo fundamental, pois em alguns casos, os donos acabam ficando perdidos, e por isso precisam de algumas sugestões, assim, construindo os projetos juntos!

Eai, gostou? Aproveita e manda para aquela pessoa que já fica apavorada só pensar de produzir um briefing!