Creativosbr

Fonte: Forbes

Nizan Guanaes

Nascido em Salvador (Bahia), em 1958, Nizan Guanaes é um dos nomes mais influentes da publicidade brasileira. Visionário e criativo, transformou agências, fundou grupos de comunicação, criou um dos primeiros grandes portais de internet do Brasil e, hoje, atua como estrategista de grandes marcas e empresas. Sua trajetória é marcada não apenas por prêmios e cases de sucesso, mas também pelo compromisso com a educação, a cultura e a transformação social.

Formado em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Nizan começou a carreira como redator publicitário. Depois de passagens por agências como Artplan, DPZ e W/GGK, comprou, em 1989, a pequena agência DM9 e a transformou em um dos maiores nomes da publicidade nacional.

Sob sua liderança, a DM9 ganhou reconhecimento internacional, sendo uma das agências brasileiras mais premiadas do mundo. Em 1997, a DM9 se associou à rede global DDB, formando a DM9DDB.

Nos anos 2000, Nizan mostrou seu lado empreendedor ao fundar o iG (Internet Group), um dos primeiros grandes portais gratuitos da internet brasileira. A inovação digital sempre esteve no seu radar – e isso ficou ainda mais evidente com a criação do Grupo ABC, em 2002.

O ABC se tornou o maior conglomerado de comunicação da América Latina, reunindo agências como Africa, DM9DDB, Loducca, MPM e outras. Em 2015, o grupo foi adquirido pelo gigante global Omnicom, numa transação avaliada em cerca de R$ 1 bilhão – a maior do mercado publicitário brasileiro até hoje.

Após a venda do ABC, Nizan deu um novo passo e fundou a N.ideias, uma consultoria de estratégia que assessora CEOs de grandes empresas como Itaú, Suzano, Magazine Luiza, entre outras. Mais do que publicidade, ele passou a atuar diretamente na construção de reputação, posicionamento e futuro de marcas.

Em entrevistas recentes, Nizan afirma que seu trabalho atual é “resolver problemas complexos com ideias simples”. Ele se posiciona como um pensador estratégico que conecta negócios, cultura, comunicação e impacto.

O profissional foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO e atua em causas sociais ligadas à educação e prevenção do HIV, além de participar de fóruns internacionais como o World Economic Forum e a Clinton Global Initiative.

Sua trajetória já foi reconhecida por veículos como Financial Times (que o colocou entre os cinco brasileiros mais influentes do mundo), Fast Company (entre os 100 profissionais mais criativos do planeta) e GQ Brasil (Homem do Ano em Liderança).

Mais do que um publicitário, Nizan soube se reinventar em todas as fases da carreira, sem perder a essência: acreditar no poder das ideias para mudar o mundo.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *