A AWS se tornará a parceira oficial de nuvem e de nuvem com IA da NBA, WNBA, NBA G League, Basketball Africa League e NBA Take-Two Media
A National Basketball Association (NBA) e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram hoje uma parceria plurianual para impulsionar a próxima geração de inovações da liga. A AWS se tornará a parceira oficial de nuvem e nuvem com IA da NBA e de suas ligas afiliadas, incluindo a WNBA, NBA G League, Basketball Africa League e NBA Take-Two Media.
Como parte da parceria, a NBA e a AWS lançarão o “NBA Inside the Game powered by AWS”, uma nova plataforma de inteligência de basquete que transformará bilhões de pontos de dados em insights e experiências interativas, reinventando a forma como os fãs se envolvem com o jogo em todo o mundo.
Construída sobre a infraestrutura de IA líder da AWS, a plataforma introduzirá um conjunto de recursos que aprimoram as transmissões ao vivo e elevam a experiência dos fãs no NBA App, no NBA.com e nas redes sociais da liga.
“A colaboração com a AWS nos proporciona a oportunidade de elevar a experiência do jogo ao vivo por meio da inovação e oferecer aos fãs uma compreensão mais profunda do basquete pelos próximos anos”, disse Ken DeGennaro, Vice-Presidente Executivo da NBA e Chefe de Operações de Mídia e Tecnologia. “A AWS tem um histórico comprovado de fornecer insights estatísticos únicos e oferecer experiências transformadoras que ressoarão com os fãs da NBA ao redor do mundo.“
“Na AWS, estamos empolgados com a visão da NBA de expandir os limites do que é possível no esporte“, disse Francessca Vasquez, Vice-Presidente de Serviços Profissionais e IA Agêntica na AWS. “Esta colaboração mostrará como a nuvem e a IA podem reinventar o jogo de basquete – desde a geração de novos insights até a criação de experiências que aproximam os fãs do jogo que eles amam. Juntos, estamos oferecendo tecnologia que não apenas aprimora as transmissões ao vivo e as plataformas digitais, mas também transforma a maneira como jogadores, técnicos e fãs compreendem o basquete.“
Estatísticas avançadas com tecnologia de IA
A NBA aproveitará as capacidades de IA da AWS para fornecer aos fãs estatísticas ao vivo e análises abrangentes durante os jogos. Esta nova plataforma processa os dados de rastreamento de jogadores da NBA, analisa os movimentos de 29 pontos de dados por jogador usando aprendizado de máquina e IA para contextualizar os acontecimentos em tempo real e gerar insights imediatos. Os fãs poderão aprofundar sua compreensão do jogo acessando as estatísticas pelo NBA App, NBA.com e durante os jogos ao vivo, incluindo as transmissões do NBA on Prime.
Ao longo da temporada 2025-26, a NBA e a AWS apresentarão novas estatísticas baseadas em IA que capturam aspectos do desempenho do basquete que não foram medidos anteriormente, começando com:
- Box Score Defensivo: Reimaginando a métrica fundamental do basquete
O Box Score Defensivo quantifica as contribuições defensivas individuais que as estatísticas tradicionais não conseguem medir. Algoritmos de IA detectam em tempo real qual defensor é responsável por cada jogador ofensivo. Uma vez determinado o defensor principal, o box score tradicional pode ser aprimorado identificando o defensor no momento em que cada estatística foi registrada. Novas métricas adicionais, como pressão sobre a bola, marcação dupla e trocas defensivas, também podem ser visualizadas e contabilizadas.
- Dificuldade do Arremesso: A Ciência do lançamento
A dificuldade do arremesso transcende as estatísticas tradicionais de acerto ou erro para avaliar todos os aspectos de cada tentativa de arremesso. A dificuldade das tentativas será quantificada com novas estatísticas, como o Expected Field Goal % (Percentual Esperado de Acerto), que leva em consideração diversos fatores, como a orientação e a posição do jogador ao arremessar, detalhes do contest defensivo relacionados à pressão, interferência e posicionamento de cada jogador na quadra. Essa nova estatística proporciona aos fãs uma compreensão mais profunda da habilidade e da estratégia por trás de cada tentativa de pontuação.
- Gravity: Quantificando o impacto invisível
O Gravity demonstra o que treinadores e analistas vêm observando há anos – como certos jogadores criam vantagens para os companheiros simplesmente por estarem em quadra, mesmo sem tocar na bola. Essa nova estatística mede o nível de atenção que um jogador recebe da defesa, incluindo quão de perto ele é marcado com ou sem a bola, para quantificar o espaço que ele cria para seus companheiros. Este sistema revolucionário processa dados de rastreamento óptico 60 vezes por segundo, usando redes neurais personalizadas para analisar como os defensores reagem a jogadores específicos, levando em conta o contexto do jogo em tempo real e dados históricos.
Transformando a inteligência do basquete
O “NBA Inside the Game powered by AWS” também contará com uma tecnologia inédita chamada ‘Play Finder’, que utiliza IA para analisar e compreender os movimentos dos jogadores ao longo de milhares de jogos. Utilizando serviços da AWS, como Amazon Bedrock e Amazon SageMaker, o recurso permitirá a busca e recuperação instantânea de jogadas semelhantes, criando a base para futuras integrações de IA generativa construídas a partir dos dados de rastreamento de jogadores. O Play Finder ajudará fãs e narradores a aprender estratégias ofensivas comuns e explorar insights mais profundos ao combinar os resultados das jogadas com análises avançadas.
Um sistema de alertas em tempo real dentro do Play Finder permitirá que os comentaristas forneçam instantaneamente contexto histórico e insights estratégicos, tornando cada jogo ao vivo mais envolvente, educativo e informativo para os espectadores. As equipes da NBA terão acesso direto aos modelos de ML que alimentam o Play Finder para aprimorar os fluxos de trabalho de suas áreas de administração e técnicos.
Futuras versões do Play Finder permitirão que os fãs explorem a estratégia do basquete com uma profundidade sem precedentes no NBA App.
Engajamento global de fãs
O NBA App, o NBA.com e o NBA League Pass, que oferecem cobertura e programação da NBA durante todo o ano para fãs, passarão a funcionar na AWS. Por meio desta colaboração com a AWS, a NBA acelerará o crescimento do basquete globalmente, oferecendo aos fãs novas e únicas oportunidades de compreender a estratégia das equipes e os conceitos que levam à execução em quadra. Além disso, a NBA e a AWS fornecerão conteúdo em diversos idiomas e experiências personalizadas em todas as plataformas.
A colaboração da NBA com a AWS amplia seu relacionamento estratégico com a Amazon. Esta temporada marca o início do marco histórico do acordo de direitos de mídia de 11 anos do Prime Video, com 66 partidas da temporada regular da NBA sendo transmitidas globalmente no Prime Video, além de um conjunto de novos recursos interativos que estrearão. O Prime Video também atuará como parceiro estratégico e loja de assinaturas terceirizada para o NBA League Pass, oferecendo streaming de jogos ao vivo e sob demanda nos EUA e no exterior. A primeira noite da NBA no Prime Video contará com uma rodada dupla na sexta-feira, 24 de outubro, durante a primeira semana da temporada, com o Celtics visitando o Knicks (19h30, horário do leste dos EUA) e o Lakers recebendo o Timberwolves (22h, horário do leste dos EUA) em duas revanches dos Playoffs da NBA de 2025.
Confira o vídeo de lançamento:
Sobre a NBA
A National Basketball Association (NBA) é uma organização global de esportes e mídia com a missão de inspirar e conectar pessoas em todo o mundo por meio do poder do basquete. Estruturada em torno de cinco ligas profissionais: NBA, WNBA, NBA G League, NBA 2K League e Basketball Africa League, a NBA estabeleceu uma presença internacional significativa, com jogos e programação disponíveis em 214 países e territórios, em 60 idiomas, e produtos à venda em mais de 200 países e territórios nos sete continentes. Os elencos da NBA no início da temporada 2024-25 contaram com um recorde de 125 jogadores internacionais provenientes de 43 países, igualando outro recorde. Os ativos digitais da NBA incluem NBA TV, NBA.com, o NBA App e o NBA League Pass. A NBA criou uma das maiores comunidades de mídia social do mundo, com mais de 2,5 bilhões de curtidas e seguidores globalmente em todas as ligas, plataformas de equipes e jogadores. O NBA Cares, a plataforma global de responsabilidade social da NBA, faz colaborações com organizações comunitárias renomadas ao redor do mundo para abordar questões sociais importantes nas áreas de educação, inclusão, desenvolvimento de jovens e famílias, e saúde e bem-estar.
Sobre a Amazon Web Services
Desde 2006, a Amazon Web Services é a nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS expande continuamente seus serviços para oferecer suporte a praticamente qualquer carga de trabalho e agora conta com mais de 240 serviços completos para computação, armazenamento, bancos de dados, redes, análises, aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), desenvolvimento, implantação e gerenciamento de dispositivos móveis, segurança, híbridos, mídia e aplicativos em 117 Zonas de Disponibilidade em 37 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 13 Zonas de Disponibilidade e mais quatro Regiões da AWS no Chile, Nova Zelândia, Reino da Arábia Saudita e Nuvem Soberana Europeia da AWS. Milhões de clientes — incluindo as startups de crescimento mais rápido, as maiores empresas e as principais agências governamentais — confiam na AWS para impulsionar sua infraestrutura, torná-la mais ágil e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, visite aws.amazon.com.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.