Na palestra de Nath Finanças no RD Summit 2024, o público teve a oportunidade de mergulhar em uma jornada prática e acessível sobre organização financeira e planejamento.
Nath trouxe insights valiosos sobre como a educação financeira impacta diretamente a vida das pessoas, desde pequenas economias diárias até estratégias de investimento a longo prazo.
Ela começou a apresentação destacando que o planejamento financeiro vai além de planilhas e aplicativos: é um planejamento de vida. “Não adianta investir se você não sabe o seu objetivo”, afirmou.
Para profissionais de comunicação e marketing, a palestra trouxe insights essenciais, pois uma boa gestão financeira é fundamental para planejar e executar campanhas de forma mais estratégica e eficaz, por exemplo. Ao administrar projetos publicitários, é essencial saber organizar as finanças e conseguir definir as prioridades com foco e disciplina.
A educação financeira é essencial para transformar a vida, ajudando as pessoas a tomarem decisões mais conscientes e evitarem gastos desnecessários. Ela indicou sempre anotar tudo no papel (pois ajuda a mentalizar), considerar objetivos realizáveis e que estejam dentro da sua realidade e separar os objetivos em pequenas metas.
A profissional propôs o “Desafio dos 25”, no qual incentiva a guardar um valor específico toda semana para ajudar a criar o hábito de economizar (você pode encontrar mais detalhes em suas mídias sociais).
Nath também destacou a importância de separar as despesas em 5 categorias para manter uma visão clara do orçamento:
Gastos Fixos
Despesas recorrentes e de valores estáveis, como aluguel, internet e academia.
Gastos Variáveis
Despesas que variam de acordo com o consumo, como contas de luz e supermercado.
Gastos Extras
Despesas inesperadas, como emergências de saúde.
Lazer
Algo que deve fazer parte do orçamento. É importante não deixar de lado.
Metas
Objetivos de curto e longo prazo, desde uma viagem até a compra de um bem.
Além disso, a profissional sugeriu fazer um levantamento completo das dívidas, priorizando aquelas essenciais para a sobrevivência (como aluguel). Ela destacou a importância de anotar também as receitas, mantendo controle sobre todos os valores recebidos.
A reserva de emergência também é um ponto crucial e, para quem tem dificuldades em guardar um valor alto, Nath sugeriu criar reservas menores e ir acumulando gradualmente.
Um outro ponto importante de sua palestra foi sua explicação sobre investimentos. Eles não são exclusivos para pessoas ricas, mas sim uma ferramenta que todos podem usar para democratizar o acesso ao crescimento financeiro. Ela introduziu opções como o CDB ou CDI — e esclareceu que o imposto pago é apenas sobre o rendimento e não sobre o valor total investido.
Nath encerrou reforçando a importância de pensar na aposentadoria desde cedo. “Se não pensarmos hoje no nosso futuro, ninguém vai pensar por nós”, destacou, incentivando a responsabilidade com o próprio futuro financeiro.
Portanto, os profissionais de comunicação conseguem tirar insights importantes da palestra como o destaque da necessidade de um planejamento financeiro bem feito nas estratégias dos projetos. Campanhas eficazes exigem um entendimento profundo das prioridades, pois evita desperdícios e ajuda a alcançar objetivos com mais precisão.
Na área de mídia, por exemplo, significa investir de forma mais consciente, aplicando orçamento em canais que realmente gerem retorno e engajamento com o público.
Por isso, é extremamente importante que os profissionais façam um planejamento para gerenciar melhor os recursos e conseguir um bom resultado tanto em crescimento de marca como em impactos reais no mercado.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.