Saber se comunicar é extremamente importante para qualquer profissão, seja você um publicitário, vendedor, chef de cozinha, policial ou bancário. E mais do que ter desenvoltura, organizar as ideias, boa dicção ou qualquer outra característica necessária para se comunicar bem, é importante também ficar atento às diversas pegadinhas que o dia a dia nos prega, como por exemplo o caso que vou contar abaixo.
Uma funcionária de um banco, a qual chamarei de Maria, certa vez estava atendendo um cliente por meio do telefone.
– Tudo bem, senhor Jonas?
– Tudo certo, querida. Poderia, por gentileza, verificar meu investimento tal?
– Sim, só um momento.
A partir daí tudo começou. Ao deixar o telefone no mudo, Maria começou a falar com outra colega de trabalho, auxiliando-a rapidamente numa questão enquanto o cliente esperava. Porém, ela não apertou o botão direito e o áudio vazou. O cliente logo questionou:
– Menina, o quê vocês estão falando aí? Sobre o que é?
E ela soltou a frase mais mal interpretada da história bancária:
– Não é da sua conta!
Foi assim que Maria – depois de uma advertência – se tornou case na empresa e aprendeu que estar atenta ao que está fazendo era de extrema importância para evitar interpretações equivocadas.
OS 3 ERROS DE MARIA
- 1. Atenção aos detalhes: ela se esqueceu de verificar se o botão de mudo estava ligado, e deixou o áudio vazar para o cliente.
- 2. Processos: não seguiu o processo e, em vez de atender o cliente, foi ajudar a colega do lado. Atitude nobre, mas o cliente deve ser prioridade. Foi ajudar o cliente do amigo e prejudicou o próprio cliente.
- 3. Vocabulário: não pensou antes de falar uma frase que poderia ser mal interpretada. Não foi por mal, claro, mas deve-se sempre evitar informalidades para que não aconteça este tipo de problemas.
P.S. Maria se deu bem na sua vida profissional, podem ficar tranquilos.
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