A música está presente em quase todos os lugares que vamos, seja um vizinho que sempre deixa o som ligado, aquela música de fundo quando estamos estudando e até na publicidade, que com certeza não ficaria de fora.
Fazendo uma pesquisa no Google sobre ‘o que é música’, ele nos informa que é “uma combinação harmoniosa e expressiva de sons”, mas será só isso?
Quando assistimos a filmes ou séries a trilha sonora é quase obrigatória em todos eles, certo? Mas por que isso acontece?
A música tem a habilidade de alcançar pensamentos e sentimentos que, muitas vezes, não conseguimos explicar, então ouvimos, assimilamos seu conteúdo e criamos um sentimento com relação a ela. Por isso é tão comum vermos nas publicidades e propagandas o uso das músicas.
Assim, se você, que tem a sua empresa ou pequeno negócio quer investir nesse item para alcançar de forma eficiente o seu público, darei algumas dicas e exemplos para você possa alcançar o seu objetivo. Vamos lá:
- Entretenha o seu público.
Quando se está assistindo algo queremos ser entretidos por ele. Se o seu objetivo é impactar ou emocionar o seu público, não faz sentido colocar uma música animada. Você deve criar uma conexão com eles de forma simples, mas eficiente.
Um bom exemplo é o filme publicitário do Bradesco #VolteABrilhar que trouxe a música Heal the World do Michael Jackson. É uma canção simples, mas que traz uma mensagem de paz e tranquilidade para os seus ouvintes.
- Pense antes, realize depois.
Quando vamos tirar uma foto, nós escolhemos a melhor roupa, maquiagem, posição da câmera, o local e depois tiramos a foto, não o contrário.
Com a sua publicidade não é diferente: Pense no gênero musical que melhor se encaixa no vídeo, qual o momento que as pessoas devem prestar mais atenção. Verifique se a letra combina com a ideia na qual sua marca quer passar e faça testes com outras músicas também – isso requer um maior investimento tanto financeiro quanto pessoal -.
Outro exemplo é o comercial do McDonald’s #DriveDoMéqui. A música utilizada se chama Esquema Preferido dos Barões da Pisadinha. Analise como a ideia do ‘esquema preferido’ se encaixa perfeitamente com a ação de comer um dos lanches do McDonald’s (dá até vontade de pedir um depois de assistir).
- Conheça o seu público
Pode ser repetitivo, mas essa fase é a mais importante. Entenda os gostos do seu público. Eles conhecem esse gênero musical, estão acostumados com ele? Qual a profissão e idade dessas pessoas? Você irá selecionar apenas seus clientes ou um público geral?
Essa é uma área um pouco mais difícil de acesso porque as pessoas possuem gostos muito diferentes e, ainda bem, assim você pode testar cada vez mais.
A Billboard Hot 100, por exemplo, é uma tabela de quais músicas lançadas fazem sucesso na semana e, também, pode ser uma forma de entender qual o gosto do público em geral.
Assim, existem muitas músicas disponíveis no mundo e em diversas plataformas, analise as opções disponíveis, verifique se ela se encaixa com a sua marca e boa sorte!