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Moonheist cria área para filmes publicitários em longo formato

  • Produtora se volta também às narrativas mais longas, que cumprem o desejo de entreter, e que tem ganhado cada vez mais espaço em estratégias de comunicação de grandes anunciantes;
  • Duas produções em longo formato realizadas pela Moonheist foram premiadas no Cannes Lions 2023

A produtora brasileira Moonheist, dos sócios William Kim, Willy Hajli, Ariel Hidal e Henrique Carvalhaes, anuncia a criação de uma nova área para atuação com foco exclusivo no desenvolvimento e produção de filmes publicitários em longo formato, projetos que transitam entre dois e cinco minutos de duração. A produtora acaba de ganhar três Leões no Cannes Lions 2023 com esse tipo de filme (confira abaixo).

A Moonheist avalia que narrativas em longo formato ganham força na indústria global da publicidade por permitirem diálogos mais aprofundados e duradouros entre as marcas e seus públicos. Em um momento de multiplicidade de canais e informações, transformar a interrupção em uma experiência em si mesmo, onde a publicidade é também o entretenimento, se mostra uma ferramenta relevante ao redirecionamento dos planos de comunicação. A busca por narrativas mais longas, que cumprem o desejo de também entreter, permitiu a criação de uma área voltada exclusivamente ao formato. 

“A atuação da Moonheist sempre esteve vinculada à criação de projetos que promovessem discussões em torno dos pilares de cultura, juventude e comportamento. Neste sentido, os filmes em longo formato parecem abrir um espaço maior para a construção de diálogos mais aprofundados com o público”, afirma William Kim. A produtora também identificou, neste segmento, que as trocas entre cliente, agência e produtora são mais abertas. A proposta envolve a construção de um slate de projetos e IPs que possam ser compartilhados ainda em estágio inicial, para que, na sequência, sejam desenvolvidos em orientação à estratégia de marca do cliente. “Entendemos que novos raciocínios de produção são possíveis ao haver um alinhamento criativo em estágios ainda iniciais da construção do filme”, diz.

Dois grandes cases na bagagem

O lançamento da nova área de filmes publicitários em longo formato é, na verdade, a maturação de um tipo de trabalho que a Moonheist já vinha realizando. Tanto que a apresentação da novidade ao mercado agora acontece em um momento em que a produtora já soma dois grandes cases no segmento. Ambos, aliás, foram destaques no Cannes Lions 2023.

Um deles é ‘The Exiled Team’, criado pela Africa Creative para Brahma, dirigido por Willy Hajli, indicado sete vezes em quatro diferentes shortlists do festival e que ganhou 1 Leão de Prata em Entertainment for Sports e 1 Leão de Bronze em Social & Influencer – Context & Culture. O filme retrata a comunidade de Prudentópolis, no interior do estado do Paraná, considerado o maior centro de ucranianos na América Latina. Realizado como um híbrido entre ficção e documentário, sua narrativa é construída em torno da transformação de um time de futebol local, o A.A Batel, no Mariupol F.C – time da região de Mariupol, leste da Ucrânia, que deixou de existir por conta dos conflitos. A produção desenvolve a ideia da manutenção da cultura de um país em guerra.

“O processo de produção do filme envolveu um longo período de pesquisa em Prudentópolis. A ideia era criar um retrato legítimo da manutenção da cultura ucraniana na região, sua arquitetura, gastronomia, idioma e costumes. Cada encontro abria novas possibilidades de realização, promovendo, ao final, um filme composto entre um documentário e uma ficção. Em sua maioria, os personagens do filme são todos não-atores da região, realizando ações que já fazem normalmente”, conta Willy.

Outro trabalho de destaque produzido pela Moonheist no segmento é o filme ‘Lea’, criado pela Ogilvy São Paulo para Kimberly-Clark (Intimus), três vezes shortlist no Cannes Lions Entertainment for Sports e que conquistou 1 Leão de Ouro nessa competição do festival. A produção narra a trajetória de Lea Campos, profissional impedida de exercer suas funções por lideranças da Confederação Brasileira de Desportos, que enfrentou inúmeros casos de misoginia para se tornar a primeira árbitra de futebol do mundo. Esse trabalho já ganhou também troféu de Bronze no Clio Awards, na categoria ‘61 Seconds to Five Minutes’; Bronze no Clio Health, na mesma categoria; e foi finalista no One Show, em ‘Film & Video Over 60 Seconds’.

Estrutura

A nova área será comandada pelo sócio, produtor e roteirista Ariel Hidal, que também é formado em filosofia e economia pela Columbia University, dos EUA. Ele será responsável pelo gerenciamento de IPs, definição de projetos e autores, além da elaboração de roteiros em colaboração com agências, mas, dentro da Moonheist o profissional já controla a gestão de projetos de conteúdo para cinema e TV. Acumula experiências na área de desenvolvimento de roteiro, com destaque ao período em que atuou na produtora Indian Paintbrush, responsável por filmes como “O Grande Hotel Budapeste” e “Moonrise Kingdom”. Também trabalhou no Grupo RBS, para o lançamento do canal OCTO.

A produção segue comandada por Henrique Carvalhaes, Produtor Executivo da Moonheist que acumula uma década de atuação no mercado. Sua bagagem profissional inclui o trabalho de produtor nos filmes “45 Dias Sem Você” e “Música Para Morrer de Amor”, além do curta-metragem “Céu de Agosto”, vencedor do Prêmio do Júri do 74º Festival de Cinema de Cannes.

Julia Ruiz, Head de Sales, completa a nova área. Responsável pelo relacionamento comercial com as agências e clientes, a profissional acaba de retornar ao time da Moonheist após gerenciar a área de branded entertainment da Pródigo FilmesEspecializada em gerenciamento de projetos, Julia morou por oito anos nos EUA, onde teve passagens pela Atlantic Records, label de Bruno Mars, ABBA e Queen, além da Uptone Pictures.

De acordo com Hidal, as variadas possibilidades de escolha de cada usuário tornam o ambiente mais competitivo para as marcas. “O contexto de ampla oferta de filmes/projetos/entretenimento, a multiplicidade de plataformas de streaming e a segmentação orientada por dados são também um estímulo para a criação de novos formatos”, afirma. Para ele, se na grande indústria do entretenimento mundial vimos surgir uma extensa variedade de filmes biográficos de bandas e celebridades, há hoje o estabelecimento das marcas como protagonistas. “O termo ‘product biopic’ foi criado para incorporar exemplos como ‘AIR – A História Por Trás do Logo’, ‘Tetris’ e ‘Flamin’ Hot’, filmes exibidos no festival SXSW, que parecem ser traços de uma alteração profunda de relacionamento das marcas com seus públicos”, completa.

“Dentro deste cenário, sentimos que há um desejo de se renovar o antigo ‘Branded Entertainment”. Gerar conversa e presença cultural é, hoje, um objetivo relevante”, completa Julia.

Vale ressaltar que Ariel deixará a produção da Moonheist para atuar exclusivamente no desenvolvimento da nova área de filmes publicitários em longo formato. A área de produção segue controlada por Henrique Carvalhaes, como Produtor Executivo Sênior, e Manu Fenerich, como Producer. Ambos focados na coordenação de produção de todos os projetos da produtora.

Earned media

Willy Hajli, por sua vez, avalia que a aposta da Moonheist no entretenimento publicitário e na relevância das mensagens para se criar valor via earned media está em consonância a um novo olhar do mercado de agências e anunciantes, que ampliam sua presença de marca no digital para além dos filmes de 15s, 06s e até 03 segundos. 

Segundo Hajli, entre os cases brasileiros que se enquadram no formato destacam-se ‘Buscapé’, da VMLY&R para Telefônica Vivo; ‘Multiverso da Força’, da GUT para a cerveja Spaten; ‘Qualquer Dia é Dia’, da Africa Creative para Budweiser (Bud Zero); ‘Aprendendo Juntos’, da Publicis para Nestlé (Ninho); e ‘Lea’, da Ogilvy São Paulo para Intimus, este último produzido pela Moonheist, e vencedor do Leão de Ouro em Cannes na categoria Entertainment for Sports. 

Já entre os exemplos internacionais listados pelo sócio e diretor de cena da Moonheist estão ‘Shout’, da VMLY&R Mexico para Movistar; ‘Even More Confusing Times’, da David Madrid para Burger King; ‘We Are Living Offerings’, da Ogilvy Mexico para Victoria; ‘Your Life Wife Pixel’, da Anomaly Berlin para Google; ‘The Homecoming’, da Leo Burnett Dubai para Home Center; e ‘The Wish’, da Serviceplan Munich para Penny (que conquistou o Grand Prix Cannes Film Craft Lions em 2022).

Sobre a Moonheist

Em seu terceiro ano de atuação no mercado, a Moonheist é uma produtora de publicidade e entretenimento construída a partir de uma linha editorial proprietária e a escolha por um casting de jovens talentos. O posicionamento chamou a atenção de anunciantes como Natura & Co, Nike, Converse, Amazon, Netflix, Riot Games, Brahma e Intimus, em agências como Africa, Wieden+Kennedy, David, Ogilvy, entre outras. Os seus filmes já estiveram entre os vencedores do Cannes Lions, Clio Awards, The One Show e El Ojo de Iberoamérica,, e em uma série de publicações internacionais, como as plataformas Nowness e  Show Studio.

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