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Mínimo de profissionais de mídia certificados é sugerido por Comissão no V Congresso

Dias atrás, prometi que traria aqui ao Blog do Crespo, tudo aquilo que foi discutido e por fim, concluído na Comissão "As novas tecnologias e as novas fronteiras da mídia", presidida por Luiz Fernando Vieira, dentro do V Congresso da Indústria da Comunicação.

Formado por profissionais de mídia gabaritados do mercado, a comissão iniciou os trabalhos com uma apresentação que apontava que o mercado publicitário deverá dobrar de tamanho até 2016. Segundo o material apresentado pelo presidente do Grupo de Mídia, VP de Mídia e sócio da Agência Africa, o número de TVs nos lares brasileiros terá um aumento de 40% nesse período.

Apenas com essas informações já poderíamos aqui, discutir horas sobre o futuro de um profissional de mídia dentro de uma agência de publicidade. Mas quero focar em um ponto que veremos um pouco mais adiante.

Se por um lado as informações são animadoras, por outro, esse crescimento vai demandar que as agências de publicidade possuam profissionais aptos a entender melhor como investir a verba de um anunciante nesse novo cenário.

E é a partir desse momento que a Comissão passou às maiores discussões nos dois dias de Congresso: "Como preparar esse profissional de mídia para o futuro?"

Para Paulo Camossa, da AlmapBBDO, o mercado exigirá dos profissionais de mídia, ainda mais conhecimento. Deverá esse profissional dominar as práticas do mercado, além de possuir plena habilidade para lidar e extrair dados das pesquisas.

Já o grande e renomado Flávio Rezende, da DPZ, defendeu que o profissional deve acima de tudo ser bom negociador junto aos veículos, pois caberá a esse profissional, ser cada vez mais estratégico.

A discussão foi bastante longa e sem dúvida proveitosa não apenas aos que lá estavam, mas penso que para todos os profissionais que trabalham com mídia nesse nosso mercado.

Por fim, a comissão apresentou teses em defesa da atividade de mídia, que quero aqui transcrever e depois, discutí-las.

São elas:

Tese 1. Recomendação de um percentual mínimo de profissionais de mídia sobre o total de funcionários das agências. É uma revisão de uma recomendação que já estava no IV Congresso.

Tese 2. Percentual mínimo de profissionais certificados de mídia nas agências, conforme a classificação de grupos de agência por receita do Cenp. A certificação foi implementada pioneiramente pelo Grupo de Mídia de São Paulo. O certificado é obtido por prova e atualmente são 420 profissionais certificados.

Tese 3. Criação de um grupo de trabalho com foco na busca e recomendação de novas pesquisas e ferramentas de mídia. Participar de eventos e feiras internacionais de pesquisa e softwares de mídia, representando o Brasil para ajudar a fomentar a produção local de novas pesquisas e sistemas de processamento. Criação de um fundo formado por Grupo de Mídia, ABAP e outras entidades. 

Tese 4. Definição de critérios para credenciamento de consultorias independentes de mídia junto ao Cenp.

Tese 5. Recomendação formal de associação ao Cenp de empresas de tecnologia que operam no mercado de venda de espaços publicitários, independente de origem, ou forma de atuação.

Tese 6. Criação junto ao Cenp de um sistema de tabelas e preços.

Agora, permitam-me avaliar.

Todas as teses são importantes para o futuro da nossa atividade e já aqui, parabenizo e agradeço aos profissionais que lá trabalharam por nossa categoria.

Porém, quero aqui destacar a Tese 2, escrita acima e que trata do percentual mínimo de profissionais certificados de mídia.

Vamos falar um pouco mais sobre isso: 

Acho a idéia mais do que válida. E não digo isso somente por já possuir a certificação, mas por entender que há sim a necessidade de uma separação entre profissionais de mídia e profissionais que se passam por mídia.

A prova de Certificação, que fiz em sua primeira edição, consegue sim, avaliar os conceitos e as técnicas de mídia. Ao contrário do que muitos possam pensar.

Por isso, caros leitores do Blog do Crespo, se já fez a prova, OK. Creio que esteja no caminho certo. Porém, se é mídia, atua em uma agência eainda não fez, tente se inscerever para a próxima edição da Prova de Certificação do Grupo de Mídia. Se for estudante e está pensando em se tornar um profissional de mídia, pense a respeito.

Vale muito a pena estar antenado e sempre pronto para toda e qualquer desafio que nossa profissão exigir.

E se voltarmos ao início desse post, onde falava das tendências de crescimento desse mercado, tal certificação vai lhe trazer bons frutos, podem acreditar!

Um bom resto de final de semana a todos. 

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