Todos os dias, pela manhã, leio ao menos 20 blogs sobre publicidade, marketing e comportamento.
Já possuo uma lista com meus preferidos.
Em uma dessas minhas leituras, me chamou a atenção, um artigo de um publicitário, que dizia ter demitido de sua agência, uma Gerente de Mídia, que surpreendentemente fora contratada dias antes, por ele mesmo.
A demissão da “nova” Gerente de Mídia, que não chegou a ficar nem uma semana na agência, teve como motivo o fato da moça recém contratada ter colocado um papel na entrada da agência, com os dizeres, mais ou menos assim: “ATENÇÃO CONTATOS: ATENDIMENTO ÀS SEGUNDAS-FEIRAS DAS 14:00 ÀS 18:00 HORAS”.
Segundo o publicitário, isso foi um absurdo. Pelo que entendi do publicitário, para ele, os profissionais de mídia devem ficar a disposição dos contatos dos veículos, porque são esses contatos que trazem as novidades do mercado.
Sei que as novidades chegam às agências por intermédio dos contatos. Sei também, que os profissionais de mídia de agências devem manter um bom relacionamento com os contatos.
Porém, na minha opinião, devemos separar as coisas.
Em pequenas e até médias agências, o profissional que atende os contatos é o mesmo profissional que planeja e executa a mídia dos clientes. Já atuei como Gerente de Mídia de agência e parar o que se está fazendo, para atender um contato com quem você no momento, não deseja negociar, é no mínimo, fora de lógica.
Sendo assim, penso que o fato do mídia da agência destinar um dia, um período ou um horário específico para atendimento aos veículos, torna-se algo completamente normal e está longe, bem longe, de ser um ato de falta de respeito aos contatos dos veículos.
Muito pelo contrário, penso que com atendimentos em horários marcados ou dias destinados, como queiram, dá a possibilidade de um melhor atendimento, sem pressa, com um bom bate-papo, algo bem informal, facilitando inclusive as relações comerciais que o mídia de agência espera ter com o veículo.
Sei lá, penso assim!!!