Naming Rights é um termo que representa uma forma de patrocínio em que uma marca consegue o direito de nomear um evento ou local através de uma concessão legal. Seu objetivo principal é aumentar a visibilidade da marca patrocinadora.
Esta visibilidade, por consequência, pode ter impactos financeiros positivos, atraindo consumidores por meio do marketing direto que impulsiona o reconhecimento da marca.
O Metrô de São Paulo já utilizou a estratégia de naming rights três vezes nas estações: ‘Carrão-Assaí’, ‘Penha-Besni’ (linha Vermelha) e a estação ‘Saúde-Ultrafarma’ (linha Azul). Entretanto, o Metrô habilitou a proposta para mais duas parcerias público-privada nas estações ‘Anhangabaú’ (linha Vermelha) e ‘Brigadeiro’ (linha Verde).
No dia 1o de novembro, a empresa MET Representação Comercial foi a única que participou do leilão de naming rights da estação da Linha 2-Verde, fazendo um acordo de R$ 155 mil mensais. A empresa também venceu a concessão da estação Anhangabaú, com um acordo de R$ 120 mil.
O contrato tem prazo de cinco anos e é renovável por mais cinco. Nesse tempo, a empresa precisa buscar um cliente interessado em exibir sua marca no mobiliário da estação e em outros meios de comunicação disponíveis.
Os benefícios dessas parcerias para as marcas garantem uma vantagem estratégica significativa. A citação direta e diária no Metrô oferece visibilidade contínua, ampliando o alcance da mensagem de forma orgânica. Essa exposição não só diferencia a marca da concorrência, como a coloca à frente de quem não adota essa abordagem.
Em síntese, a ação de buscar parcerias de naming rights no Metrô contribui para a construção de uma imagem positiva e reforça a conexão da empresa com o público.
E aí? Já conhecia o conceito de naming rights?
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