Idealizado por Caio Mattoso, Sr Creative Director da BBDO em Los Angeles, o projeto propõe criar uma biblioteca de vídeos investigando no detalhe o processo criativo de profissionais de destaque
O brasileiro Caio Mattoso, Sr Creative Director da BBDO LA, que acumula dezenas de prêmios nos mais importantes festivais de publicidade do mundo, como Cannes, D&AD e Clube de Criação, transformou sua curiosidade num projeto de conteúdo, o Método.
Com a ambição de criar um legado para a indústria, o projeto traz conversas intimistas com profissionais de destaque no mercado, investigando na minúcia a maneira como cada uma dessas pessoas trabalha. O conteúdo é gerado a partir de várias horas de conversa captadas em vídeo e depois é editado em pílulas de 1 a 5 minutos, postadas no perfil do projeto no Instagram.
“Eu sento com as pessoas e pergunto como elas pensam, criam, apresentam e cuidam do craft do trabalho. Tento investigar como elas tocam as produções, lideram os times e tomam decisões. A ideia do Método não é ser mais um podcast de entrevistas. O objetivo é tentar esmiuçar como essas pessoas operam na hora de fazer o trabalho”, diz Caio sobre a diferença entre a abordagem do Método em relação a outros podcasts e conteúdos já disponíveis na Internet.
O projeto vai começar a publicar vídeos no Instagram no dia 12 de Agosto, tendo Marcello Serpa como primeiro convidado. Marcello é o publicitário brasileiro mais premiado da história, tendo recebido o Leão de São Marcos no Festival de Cannes e o Clio Lifetime Achievement, celebrando sua carreira e sua extraordinária jornada com a AlmapBBDO, da qual foi sócio, presidente e diretor de criação.
“Considero quase uma obrigação compartilhar com a próxima geração tudo o que aprendi em 35 anos como designer, diretor de arte e de criação. Se conseguir ajudar um criativo que seja a melhorar seu trabalho ou sua relação com ele, já terá valido a pena.” Comenta Marcello.
Além de Serpa, o Método já tem participação confirmada de outros criativos e criativas de destaque no design e na publicidade. Nomes como Pedro Izique (Group Creative Director da W+K Portland), Bianca Guimarães (Sócia e ECD da Mischief nos EUA), Rodrigo Mendes (Sr. CD da BBDO em Los Angeles), Luciana Cani (ECD da AKQA em Portland/EUA) e Guilherme Souza (Global Creative no time de Nike da W+K Portland).
Em breve, o projeto também vai trazer participações internacionais. Alberto Ponte e Ryan O’Rourke, ex-Global Creative Directors para Nike na W+K de Portland e hoje sócios-fundadores da Someplace já confirmaram presença. Alberto e Ryan estão por trás de campanhas icônicas da Nike como “Write The Future”, “Find Your Greatness”, “You Can’t Stop Sport” e da mais recente “It’s Only Crazy Until You Do It” estrelando Colin Kaepernick.
“Aos poucos, novos convidados vão entrando e a biblioteca vai crescendo. Mas sem pressa. A prioridade é produzir um conteúdo relevante, que faça juz ao calibre dos convidados e que não seja redundante em relação ao que já existe disponível por aí.” comenta Caio sobre a visão de longo prazo do projeto.
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