O estudo ainda apontou que o investimento publicitário no meio digital chegou a 38,2% do total; TV aberta lidera com 39,6%
Estudo divulgado na noite desta quarta-feira pelo CENP traz os números do investimento publicitário no país de janeiro a dezembro de 2023.
O relatório aponta que os investimentos em mídia no período somaram R$ 23,4 bilhões, um volume 10,4% maior do que no ano anterior, quando o total foi de R$ 21,2 bilhões. Por si só, o crescimento já é bastante relevante, ainda mais se considerado que, em 2022, eventos como Copa do Mundo e Eleições ocorreram e, naquele ano, o mercado apresentou crescimento de 7,6% em relação ao período anterior.
“Os indicadores divulgados sinalizam a evolução consistente de uma indústria que dá fortes indícios de resiliência. Estamos diante de um novo momento econômico mais estável, que é um fator estratégico para a projeção dos investimentos ao longo de 2024”, diz Lara, presidente do CENP.
A TV aberta continua sendo o meio de comunicação líder em investimento publicitário (39,6%), seguido da internet (38,2%). É a menor distância percentual entre os dois meios já apresentados pelo estudo ao longo de anos.
O estudo revela ainda o investimento nos demais meios de comunicação. O OOH apresentou 10,8% dos investimentos em mídia; PayTV chegou aos 5,0%, enquanto o Rádio apresentou 4,2%. Jornal e Revista vêm logo a seguir, com 1,6% e 0,4% respectivamente. Fecha o estudo, a mídia em Cinema, com 0,3% dos investimentos em publicidade.
O estudo do CENP-Meios reporta dados de 336 agências de publicidade parceiras de todo o país (10 a mais que em 2022) e ajuda a entender as tendências na estratégia de mídia dos anunciantes dos mais variados segmentos.
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