Todo fim de ano, a Vivo propõe uma reflexão inspirada em um insight simples e verdadeiro: as pessoas estão olhando demais para as telas e menos para o que importa. Passam o ano inteiro conversando por mensagens com textos rápidos, áudios improvisados e emojis que tentam dizer o que às vezes falta tempo para escrever. De acordo com uma pesquisa recente da Opinion Box, publicada pela Canaltech esse ano, 97% dos usuários brasileiros acessam seu aplicativo de mensagens diariamente. Desses usuários, 34% mantêm o aplicativo aberto o tempo inteiro, e 61% o acessam várias vezes ao longo do dia. Mas no fluxo contínuo de notificações, muitas vezes entram no piloto automático e, mesmo enviando tanto, começam a sentir falta do que não cabe numa tela. Uma pesquisa conduzida por V.Trends – hub de Consumer Insights da Vivo – revela uma mudança marcante no comportamento digital dos brasileiros: hoje, 30% do público coloca como meta usar a tecnologia, internet e redes sociais com menos excesso, quase o dobro do registrado em 2023, quando o índice era de 16%.
É nesse cenário que a Vivo lança sua campanha de fim de ano e dá continuidade ao alerta às pessoas sobre o excesso do uso de telas, com um convite para sair da lógica do envio automático e valorizar aquilo que só existe quando estamos realmente juntos: a presença. Com o conceito “É tempo de menos envio e mais entrega”, a marca reforça a importância dos encontros que nenhuma mensagem consegue substituir. Criada pela Africa Creative, a campanha faz parte da premiada plataforma de comunicação da Vivo “Tem Tempo Pra Tudo”, que acaba de vencer pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Profissionais do Ano (PPA) da Globo – dessa vez, na categoria filme 30+ nacional.
“Como líder em seu segmento, a Vivo entende que a tecnologia aproxima, mas a presença transforma. Esta campanha nasce de um insight verdadeiro: alguns gestos só ganham significado quando acontecem ao vivo. Neste fim de ano, queremos inspirar as pessoas a fazerem exatamente isso: transformar mensagens em encontros e conexões em entregas reais” explica Sabrina Romero, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.
Para dar vida ao conceito da campanha, a Vivo apresenta um filme lançado em TV Aberta e no digital, mostrando alguns de seus embaixadores como protagonistas de histórias totalmente verdadeiras, vivendo momentos íntimos e emocionantes. Gabriel Medina vai ao encontro de seu padrasto, figura central em sua trajetória e com quem tem uma forte conexão emocional, para agradecer pessoalmente por sua parceria e presença constante que fortalece sua jornada ao longo da vida. Rayssa Leal, entre treinos e compromissos, encontra um tempo raro para surpreender sua bisavó, com quem tem um laço de profundo afeto e que a faz se sentir sempre acolhida e verdadeiramente recebida em casa de volta. Já Denise Fraga, apesar da rotina corrida, aparece no teatro para apoiar uma atriz iniciante, reforçando seu papel de grande provocadora das relações humanas e demonstrando que um gesto de presença pode transformar a trajetória de alguém. Além dos embaixadores, o conteúdo também acompanha outros personagens cujas histórias reforçam o mesmo propósito. O filme da campanha traz ainda uma versão da música Coming Home – Part II, de Skylar Grey, que, num match com o texto, dá um recado sobre o sentimento de pertencimento, o “voltar para casa” e a relevância de estar presente.
“A Vivo torna possível o nosso envio de mensagens o ano todo. Mas também é a marca que questiona se tudo realmente precisa ser dito só por mensagem. Ao criarmos o código visual da mensagem que ‘saiu do telefone’ para ser entregue pessoalmente, provocamos as pessoas a se conectarem com o que realmente importa no fim de ano“, comenta Heloisa Pupim, Co-COO da Africa Creative.
REVEILOFF
Como parte da estratégia da campanha, a Vivo lança o “Reveilloff”, um movimento que nasce justamente do insight de que no período de réveillon – quando o mundo inteiro celebra a virada e novos começos – as pessoas costumam estar mais conectadas às telas do que ao próprio momento. A marca se apropria da palavra tradicional e troca propositalmente o “on” do réveillon pelo “off”, transformando o nome para reforçar um convite claro: desconectar, viver mais o agora e começar o novo ciclo com a presença real. A ação acontece exclusivamente nas redes sociais da marca e em painéis nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília durante a última semana do ano, com uma mensagem direta, simples e potente para incentivar que cada pessoa experimente uma virada menos online e mais ao vivo.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais




