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Fonte: Meio & Mensagem

Maximídia: o futuro é agora

Hoje, 1º de outubro, deu-se início ao Maximídia 2024, um evento realizado pelo Meio & Mensagem que acontece até o dia 3 no Hotel Unique, em São Paulo. Reunindo grandes nomes da comunicação, marketing e mídia, o Maximídia é um evento essencial para discutir o presente e moldar o futuro do mercado com debates e palestras de profissionais que lideram essas transformações.

Com patrocínio da UOL, Disney, eletromidia, NEOOH, Globo e Google, o evento conta com um formato híbrido, trilhas online pela manhã e atividades presenciais à tarde. Nas sessões online, os temas são focados em “Conexão Global”, “The Next CMO” e “Agências & Criatividade”, abordando o papel das lideranças e das agências na evolução criativa e estratégica. Já no período presencial, o destaque é para painéis voltados à negócios, inovação, economia e tecnologia, com debates sobre temas relativos às marcas e à sociedade.

A primeira palestra do dia aconteceu das 10h05 às 10h35 na trilha “Conexão Global” com Marcelo Pascoa, vice-presidente de marketing da Molson Coors, abordando os desafios de um mercado de bebidas cada vez mais fragmentado. O profissional comentou como o crescimento dos competidores e a segmentação do setor atendem às necessidades individuais dos consumidores, especialmente em um cenário de constante inovação. A entrevista foi conduzida por Taís Farias, repórter do Meio & Mensagem, que trouxe questões sobre as mudanças no comportamento do consumidor e o impacto da fragmentação da audiência no setor.

Muito característico do brasileiro é a paixão pela criatividade, que desenvolve resiliência. (…) O brasileiro não para de trabalhar até acreditar que fez sua melhor versão de projeto”, afirmou Marcelo.

Em seguida, das 10h40 às 11h20, a trilha “Agências & Criatividade” trouxe um debate sobre as habilidades exigidas para um CMO de alta performance. Os profissionais discutiram sobre a importância de integrar resultados comerciais, construção de marca e liderança criativa, sempre alinhados com o conhecimento do público e a cultura contemporânea.

Fonte: Meio & Mensagem

Neste mesmo bloco, foi abordada uma questão intrigante na palestra “Cultura, Propósito e Criatividade: Ativismo Fez Mal às Marcas?”. Nomes importantes da indústria como André Kassu, Sócio e CCO da CP+B Brasil, Brisa Vicente, co-CEO da Soko, e Rafael Donato, CCO da Ogilvy Brasil, debateram como a publicidade, que nos últimos anos focou em propósitos sociais e ambientais, parece estar se libertando para voltar a apostar no humor e no entretenimento. Moderado por Isabella Lessa, editora de Meio & Mensagem, o debate questionou se as marcas estão evitando se posicionar mais firmemente por receio do julgamento público ou se esse movimento de “salvar o mundo” na publicidade está perdendo força.

Cada vez mais as marcas precisam dialogar com seus consumidores, target e não target, para as pessoas conhecerem mesmo. Existem tantas opções, tantos canais… a nossa função é entender qual é o limite e pensar ‘podemos entrar neste assunto?’. É um trabalho prévio que vai sempre mudando, a evolução é muito importante”, comentou André Kassu. Além disso, Brisa afirmou que “temos que ter consistência quando encontramos o nosso propósito”.

Por fim, a terceira e última palestra da manhã foi a trilha “The Next CMO”, com o tema “Dados dissociados, jornada do consumidor fragmentada: o CMO na encruzilhada”. A discussão teve foco nos desafios que os líderes de marketing enfrentam ao tentar conciliar múltiplas fontes de dados para interpretar a jornada de consumo de maneira eficiente. Com métricas cada vez mais complexas e plataformas que não conversam entre si, os CMOs precisam encontrar novas maneiras de acessar dados precisos para tomar decisões rápidas e assertivas.

O painel contou com Camila Pagamisse, Diretora Sênior de Marketing da área de Foods da PepsiCo do Brasil, Tannia Fukuda, Diretora de Marketing da Seara, e Thais Nicolau, Diretora de Marketing da Nomad. Elas compartilharam suas experiências em como superar as dificuldades criadas por um comportamento de consumo não linear e uma jornada fragmentada, além de comentar as abordagens que estão usando para lidar com esses desafios. A moderação ficou por conta de Fernando Murad, editor do Meio & Mensagem.

O ecossistema do marketing mudou. Hoje, ele é misturado e cheio de estímulos, uma transformação diária com diferentes estímulos e os profissionais precisam aprender algo novo para se conectar com os consumidores de maneira mais genuína. Retail media é algo que se transformou muito, é uma rapidez de informações”, afirmou Camila Pagamisse.

A manhã do Maximídia foi intensa e rica em discussões sobre a evolução e os desafios do marketing e da comunicação, prometendo mais trocas ricas e insights para quem está interessado em entender mais sobre o assunto. Não deixe de acompanhar.

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