Portrait of young woman wearing gay pride mask symbol of LGBTQ social community

HomeBlogConteúdoMarketing Social: conceito e a...

Marketing Social: conceito e aplicações

Muitas vezes, quando falamos de Marketing Social, pensa-se logo em mídias sociais, mas apesar do marketing social ser online atualmente, sua existência precede a internet.

É importante humanizar seu negócio, criar uma personalidade que tem valores claros, e o marketing social nada mais é do que a utilização de estratégias para promover causas alinhadas com os valores da empresa. Ele vem da dinâmica que visa oferecer mais do que serviço.

Mas é importante ressaltar que esse tipo de estratégia, mesmo que contenha um foco social, ainda tem um reflexo econômico. Uma pesquisa da Nielsen Media Research descobriu que 66% dos consumidores afirmam que investiriam mais dinheiro num produto oferecido por uma empresa com valores morais claros.

Marketing Social x uso de causas sociais no marketing comercial

Muitas marcas esperam que um problema ganhe a mídia para se posicionar, mas o Marketing Social é mais efetivo antes desse momento, pois quando ele acontece existe o risco da empresa parecer fria ou oportunista.

A mesma coisa acontece se uma marca só se posicionar em datas comemorativas.

Pintar a sua marca de arco-íris na semana do orgulho LGBT ou só mencionar o “Vidas Negras Importam” no mês da consciência negra não é Marketing Social, mas uso de causas sociais no marketing comercial.

Uma marca que se mantém consistente é a Ben & Jerry’s, que desde seu início em 1978, se mantém atual com o seu ativismo.

O Marketing Social tem que ser parte do posicionamento da marca, e não só algo que aparece sazonalmente.

Se a melhor maneira de explicar o que seriam ações de marketing social é usando exemplos, então vamos lá.

MCDia Feliz

O McDia Feliz é uma ação que ocorre normalmente no último sábado de agosto e tem como objetivo converter os Big Macs em doações para auxiliar o tratamento contra o câncer infantojuvenil e promover a educação.

Esse dia não é só incrível por ajudar uma causa importante, como também é uma boa estratégia de Marketing espontâneo, porque gera uma interação com o público naturalmente.

O McDonald`s se enche de voluntários no McDia Feliz muitas vezes vestidos de palhaço, o que atrai muitas crianças e pais dispostos a ajudar.

Em suma, o Marketing Social é uma boa maneira de ajudar uma causa importante para sua marca e estar alinhado com os valores da sua empresa.

E aí? Você pretende usar o marketing social daqui pra frente? Temos mais conteúdo como esse aqui no nosso portal.