O Marketing Pessoal engloba um conjunto de estratégias destinadas a valorizar a sua imagem, garantindo maior destaque tanto no nível pessoal quanto profissional.
Porém, não se trata apenas de autopromoção, mas sim de construir uma imagem que te ajude a alcançar seus objetivos. Neste post, te mostraremos alguns passos que podem fazer toda a diferença.
Autoconhecimento
O primeiro e mais importante passo é o autoconhecimento, sem ele é difícil construir uma imagem verdadeira. Uma forma eficaz de se conhecer melhor é realizar uma análise SWOT ou FOFA de si mesmo. A análise FOFA envolve identificar suas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, permitindo que você separe suas questões pessoais e suas vantagens.
Identificação do Diferencial
Um estágio mais avançado do autoconhecimento consiste em encontrar o seu diferencial em relação a seus colegas de profissão ou pessoas que tenham os mesmos objetivos que você. O que não só o separa, mas também o eleva? Quais são suas forças? O que o torna único?
Construção da sua Marca
Nesta etapa, é fundamental saber a mensagem que deseja transmitir e suas prioridades para então construir sua imagem em torno desses fatores.
É importante adaptar sua linguagem de acordo com o contexto em que se encontra. Profissionais de diferentes áreas, como gamers e advogados, não só utilizam linguagens profissionais distintas, mas também abordagens diferentes em seu marketing pessoal.
Presença Digital
É importante acompanhar o progresso de um mundo digital.
Ter presença nas mídias sociais é não apenas necessário, mas também vital. As mídias sociais e blogs devem destacar suas habilidades e diferenciais sendo uma oportunidade perfeita para compartilhar sua história. É importante lembrar que tudo o que é dito pode ser registrado, ao alcance de potenciais empregadores.
Seja ativo na sua área
Ser visto é ser lembrado, e esse é o princípio por trás deste item. Seja mais sociável, invista em networking e crie uma comunidade pronta para ajudá-lo com seus problemas e oferecer soluções.
Networking, de um jeito simples, é construir uma rede de contatos com pessoas que podem ser valiosas tanto no presente quanto no futuro.
Produção de Conteúdo Relevante
Explore o conceito de Marketing de Conteúdo, que consiste em atrair clientes por meio da publicação de conteúdo relevante e relacionado à sua área. Essa estratégia encara a venda como uma consequência natural, e não como primeiro objetivo.
Essas são apenas algumas dicas de como fazer um marketing pessoal eficiente.
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