Muito se diz na atualidade sobre a personalização e a exclusividade, mas o que é esse tipo de marketing que tem marcado tendência na internet?
O Marketing de Exclusividade, que pode também ser chamado de Marketing de Escassez, consiste em propositalmente tornar o seu produto em algo de difícil acesso com o intuito de atingir uma parcela da população que prima pela exclusividade.
Esta estratégia foca na psique humana que galga ser o único e diferente, ou seja, ter algo singular e diferenciado que quase ninguém mais tem, como por exemplo, fazer parte de um pequeno clube.
Fazer com que seus produtos sejam mais difíceis de adquirir parece contra-intuitivo, mas nas condições certas, pode funcionar. Um dos fatores decisivos para o sucesso da estratégia é a percepção da marca, logo, a exclusividade não funciona se os produtos não forem percebidos como de extrema qualidade.
Uma marca que trabalha muito bem com a exclusividade é a Apple. A big tech tem uma linha de produtos enxutos e que, apesar de acessíveis em diversas lojas diferentes, passam anos para que a maior parte dos compradores tenham acesso a eles.
Por exemplo, o iPhone 14 foi lançado, porém muitas das pessoas ainda têm o modelo XR ou até mesmo o 8. Um exemplo do sucesso dessa estratégia é que as lojas Apple formam filas no dia de lançamento de produtos no mundo todo.
itens de colecionador
Um outro jeito de criar uma linha de produtos exclusivos é com itens de colecionador. Estes produtos especiais fazem com que todo o mercado de consumidores se mova, garantindo assim um aumento de preço de até 100%.
Edições limitadas
A mesma coisa acontece com as edições limitadas que se apresentam para os consumidores por um único período de tempo. Esta estratégia mescla a exclusividade com a urgência.
Mercado de Luxo
Qual a diferença de um item exclusivo e um item de luxo?
Muitas fontes dizem que os dois são sinônimos, mas existe uma diferença clara:
Este é um produto da Supreme, uma marca exclusiva que teve muito sucesso em 2020. Um dos seus lançamentos mais polêmicos foi este tijolo de U$ 1.000,00. Ele não tem as características necessárias para ser de luxo, mas com certeza é um objeto exclusivo.
Em suma, o marketing de exclusividade é uma estratégia que depende de alguns fatores, mas que faz o cliente se sentir único.
E aí? Já conhecia o marketing de exclusividade? E sobre o tijolo da Supreme? Alguma opinião a respeito dele? rs
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