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Marcas aproveitam Festa Junina para realizar ativações únicas

Cerca de R$6 bilhões devem ser movimentados pelo país neste período; e as ações e campanhas das empresas vão desde promoções no PDV até ativações nas maiores festas de São João do mundo

Junho chegou e com ele os arraiais por todo Brasil já agitam o público e o mercado. Em 2023 as festas juninas devem ter umas das maiores movimentações econômicas e de público dos últimos anos. De acordo com dados do Ministério do Turismo, as festividades devem mobilizar mais de 26,2 milhões de pessoas e arrecadar cerca de R$6 bilhões pelo país. O montante é 76% maior do que o contabilizado nos arraiais do ano passado, quando foram gerados R$3,4 bilhões em retorno financeiro. Apenas em Caruaru-PE, as festas devem injetar R$600 milhões para a economia local, gerando mais de nove mil empregos indiretos e cinco mil diretos. 

Com o objetivo de engajar suas marcas, muitas empresas fazem questão de estar presentes nas festas juninas Brasil afora, tanto para gerar valor junto ao público consumidor quanto para reforçar seus posicionamentos. Esse é o caso da Maizena® que, através da expertise da Estalo, agência de marketing 360º, irá realizar uma série de ações pensadas especialmente para o seu público no São João de Caruaru. 

Estande Maizena® em Caruaru

Para a execução do projeto, a Estalo e a Maizena® criaram um estande convidativo com cheiro de bolo e ambientado como uma cozinha. Neste local, os participantes da festa poderão escolher três ingredientes da receita do bolo de milho para “arremessá-los” dentro de um forno. O prêmio da dinâmica é uma colher medidora que serve como lacre para sacos e mantimentos. 

A Maizena® também desenvolveu uma receita especialmente para este São João: um bolo de milho fofinho e cremoso ao mesmo tempo. E, para impactar os consumidores com sua nova receita, promotores da marca também irão distribuir mais de oito mil pedaços de bolo de milho durante o evento.  E o público ainda poderá tirar fotos no totem de “Photo Opportunity” da marca, compartilhar em suas redes sociais e acessar a receita do bolo”.

“Ativar uma marca querida pelo público, como a Maizena®, através de experiências sensoriais e imersivas, nos permite uma aproximação muito boa com os consumidores, gerando o engajamento e a visibilidade que o cliente deseja. O São João de Caruaru é a oportunidade perfeita para isso, já que a festa é tradicional, muito bem estruturada e a circulação de pessoas no local é muito grande”, explica a sócia-diretora da Estalo, Maíra Holtz. 

E, além das ações na festa, a Estalo também desenvolveu materiais de comunicação para a Maizena® com a temática junina para PDVs de diversas cidades da região Nordeste. 

Produtos ALA/Unilever em pontos de venda do Nordeste 

Além da festa de Caruaru, o São João de Campina Grande-PB também movimenta a economia de forma expressiva. São cerca de cinco mil empregos gerados direta e indiretamente, mil apenas na montagem da estrutura e quatro mil durante os 32 dias de evento. Aproximadamente R$500 milhões serão injetados na economia local neste ano. 

Em Mossoró-RN, a expectativa é que as festas no município injetem R$140 milhões na economia local. Já em Petrolina-PE devem ser gerados R$275 milhões. E só no Estado da Bahia a movimentação econômica deve ser de R$2 bilhões.

Bastante conhecido na região Nordeste do país, o detergente de lavar roupas ALA, da Unilever, pegam carona na temática São João para animar os pontos de vendas de diversas cidades com a ativação “ALA ao Alvo”. “O objetivo é dar visibilidade à marca e criar uma experiência divertida com o consumidor”, aponta Maíra. 

Comprando um produto ALA, e apresentando a nota fiscal no PDV, o consumidor tem a chance de jogar almofadas – no formato do produto – na máquina de lavar cenográfica. O prêmio é um porta sabão. Essa dinâmica está disponível em 50 PDVs de diversas cidades da região Nordeste.

Hellmann´s e Knorr no São João do Clube Pinheiros, em São Paulo 

E a galera da região Sudeste também adora o clima de São João e não fica de fora de uma boa festa junina, que ajuda a esquentar o friozinho tradicional do inverno. No Estado de São Paulo são esperados R$600 milhões e a geração de mais de 15 mil empregos.

Tradicional na capital paulista, a festa junina do Clube Pinheiros acontece de 29 de junho a 2 de julho com o patrocínio das marcas Hellmann´s e Knorr nas barracas de churrasco, que oferecerão produtos, como molhos de pimenta e molhos de alho para o consumidor final. 

Responsável pela identidade visual das marcas nas barracas, a Estalo caprichou no clima junino. “Nosso objetivo é fazer com que o público do Sudeste se sinta tão imerso na festa como se estivesse no Nordeste, por isso, trouxemos a pintura da literatura de cordel. Além disso, o intuito também é engajar as marcas patrocinadoras das barracas de churrasco, já que a carne assada encanta muito a esse público também”, finaliza a sócia-diretora da Estalo.

Sobre a Estalo

Agência de marketing 360º que assina criações e ativações para marcas como Ambev, Unilever, BRF, Nestlé, H2OH!, Pepsi, Habib’s, Hershey’s, Sanofi, Três Corações, entre outras. Com atuação nacional e 16 anos de experiência no mercado, conta com escritórios em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Especialista em live marketing, soma ao seu portfólio serviços como estratégia, conteúdo, PR stunt, brand activation, promo, PDV transformation, talks e congressos, lançamentos e eventos. Mais informações: @estalobr

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