Com 76.800m² de área dedicada ao público, maior evento de corrida da América Latina reúne 42 marcas em ativações criativas, imersivas e com foco no lifestyle esportivo
De 18 a 22 de junho, a Maratona do Rio 2025 toma conta da cidade com sua 23ª edição e expectativa de público recorde. São mais de 60 mil corredores inscritos e um público geral que deve ultrapassar 300 mil pessoas ao longo dos cinco dias de evento.
Mais do que uma série de provas esportivas, a Maratona do Rio se consolidou como uma plataforma de cultura, esporte e experiências. Prova disso é a arena de ativações montada no entorno da Casa Maratona e do Village, na Marina da Glória — um espaço de 76.800m², com 59 ativações de marcas confirmadas para esta edição.
Em 2025, a Maratona do Rio conta com 42 marcas envolvidas, um número superior ao do ano anterior, refletindo o crescente interesse do mercado por projetos que cruzam esporte, saúde, turismo, engajamento social e conteúdo.
Algumas das ativações :
adidas
Com um ecossistema completo de ativações, a adidas reforça seu compromisso com a comunidade da corrida durante a Maratona do Rio 2025. A marca promove a revitalização do Parque das Figueiras, na Lagoa Rodrigo de Freitas, transformando o local em um hub permanente para corredores, com pista reformada, banheiros e espaço fixo com serviços gratuitos. Na semana do evento, a programação inclui treinos abertos, como o Session Run Party, o Treinão Delas e o Shakeout Run, além de uma Recovery Station no pós-prova com massagens, banheiras de gelo e café da manhã. Na Casa Maratona, a adidas oferece testagem de calçados e uma megaloja com produtos licenciados e modelos especiais. O grupo adidas Runners retorna com espaço exclusivo para acolhimento, e os membros do adiClub têm acesso a experiências personalizadas. As ativações de mídia também marcam presença pela cidade, com adesivação do VLT, outdoors, mensagens motivacionais ao longo dos percursos e o truck adidas circulando pelo Rio.
Yopp
A Yopp, marca brasileira de óculos esportivos, chega com novidades exclusivas para a Maratona do Rio. Durante o evento, a marca lança uma coleção especial com oito modelos que homenageiam ícones e cenários emblemáticos da cidade, unindo performance, estilo e identidade carioca. Para deixar a experiência ainda mais divertida, os participantes poderão testar suas habilidades em uma ativação de surfe mecânico na arena pós-prova — porque, no Rio, o espírito esportivo reina nas pistas, mas também vai muito além delas.
Strava
O Strava, aplicativo responsável por reunir a maior comunidade esportiva do mundo, marca presença na Maratona do Rio – desde a presença confirmada na prova de 42K do CEO da marca, Michael Martin, até uma série de ativações pensadas para engajar e apoiar corredores e torcedores. Entre as iniciativas, está a ativação dos pacers oficiais da prova — em parceria com a Yopp — que ajudarão atletas a manterem o ritmo nos percursos. Além disso, quem estiver inscrito nos 21K e 42K poderá participar de desafios de segmento – liderado pela adidas -, somando ainda mais motivação durante a corrida. As rotas oficiais Strava também estarão integradas ao site oficial da prova, facilitando o planejamento dos participantes. E para quem vai apenas torcer, o Strava distribuirá cartazes com mensagens de incentivo que poderão ser usadas para dar força aos corredores, reforçando o clima de celebração do esporte pelas ruas do Rio.
Dorflex
Dorflex MAX marca presença na Maratona do Rio 2025 como patrocinador oficial, emprestando seu nome – Desafio Dorflex MAX – para a desafiadora prova de quem topa correr 21K no sábado e 42K no domingo. Além disso, o patrocínio contará com ativações pensadas especialmente para quem leva o corpo ao limite. No Village, um estande exclusivo irá oferecer uma área de descompressão, alívio muscular e relaxamento para acolher os corredores antes e depois da prova. Já na área VIP, os atletas contarão com totens equipados com pistolas de automassagem e carregadores de celular, reforçando o cuidado da marca em cada detalhe da experiência e posicionando-a como um aliado real dos corredores. E para mostrar que até quem vive de bom humor entende o que é o “corre”, Lara Santana (@larasantana) estará presente durante o evento, levando seu olhar humorado e inspirador para as redes sociais — e reforçando que se doer correndo a Maratona, deixa com Dorflex MAX!
Claro
Patrocinadora oficial da Maratona do Rio 2025 e da aguardada prova de 21k (meia maratona), a Claro marcará presença com experiências interativas e muita conectividade para os corredores e o público em geral. Em um estande exclusivo, a operadora oferecerá games, photo opportunity e brindes personalizados durante a maior corrida de rua da América Latina. O espaço da marca apresenta uma ativação interativa inspirada na nova campanha ‘Tá na sua’. No game ‘Acerte a Palavra’, os participantes escolhem uma das palavras disponíveis, giram a roleta e, se acertarem, ganham como prêmio a personalização da camisa oficial do evento. O espaço também contará com um photo opportunity especial, no qual o visitante será fotografado e poderá escolher entre três fundos temáticos. Utilizando inteligência artificial, a Claro integrará a imagem do participante ao cenário escolhido, gerando uma foto personalizada como lembrança exclusiva da experiência.
Betnacional
A Betnacional estreia como patrocinadora oficial da 23ª edição da Maratona do Rio levando brasilidade e energia para as ruas da Cidade Maravilhosa. Além de dar nome à prova de 10K, a marca promove ativações durante a prova, como o divertido desafio “Corre dos Solteiros vs Casados”, com influenciadores da casa disputando em times e gerando conteúdo nas redes sociais. Na arena, a presença da torcida organizada Movimento Verde e Amarelo na linha de chegada também faz parte das ações. Além disso, a tradicional foto no pódio sai gratuita para aqueles que cumpriram o desafio com as meias exclusivas da marca – disponíveis através de um cadastro. Com cobertura leve e espontânea nas redes pela jornalista Renata Heilborn, a Betnacional reforça seu posicionamento como a bet dos brasileiros: celebrando a paixão pelo esporte e cultura nacional com diversão e responsabilidade.
Produtos licenciados também ganham protagonismo
Em 2025, a criatividade segue como marca registrada da Maratona do Rio. Os produtos oficiais desenvolvidos especialmente para o evento estarão à venda na Casa Maratona, durante os cinco dias de programação, e também na loja virtual oficial.
Marca esportiva oficial da Maratona do Rio, a adidas aumentou a linha de tênis de corrida licenciados para 2025, apresentando quatro modelos e oferecendo opções para corredores com todos os objetivos. Os modelos são Adios Pro 4, Ultraboost, Supernova e Drive RC. Além disso, a linha traz uma grande diversidade de itens como camisa finisher, jaqueta corta-vento, shorts, boné, viseira, mochila, leggins, tops, camisas de corrida e t-shirts.
A linha dedicada ao evento elaborada pela Pink Cheeks oferece o protetor solar, o antiatrito e o blush oficiais da Maratona do Rio. O Protetor Solar Facial Pink Stick 5KM MDR FPS 90 FPUVA 70 é resistente à água e ao suor, tem cobertura incolor e vitamina E. O Antiatrito Redless Coat MDR 35 ML é ideal para o atrito pele com pele, prevenindo e regenerando assaduras. O Blush All in One Bronze Carioca MDR FPS 30 é um 3 em 1, pois pode ser usado nas bochechas, pálpebras e lábios, garantindo proteção e hidratação aos corredores.
A Z2, suplementação oficial da Maratona do Rio, idealizou dois géis visando garantir o suporte necessário para cada atleta alcançar seu melhor desempenho durante o evento: o Energy Gel Z2 Caramelo e o Energy Gel Z2+ Limonada. Mais do que energia, os dois géis foram pensados para oferecer uma reposição completa, com variações de sódio, cafeína e taurina dentre os dois sabores, atendendo às demandas do corpo em condições de calor e umidade típicas do Rio de Janeiro.
Nada menos do que 8 modelos especiais para o evento foram criados pela Yopp, a parceira oficial de óculos de sol da Maratona do Rio. A coleção, assinada por Yuri Barcellos, Diretor de Arte da Maratona do Rio, contará com opções para todos os corredores, com óculos clássicos, redondos, hype e performance. Tornando a lembrança ainda mais especial, cada modelo celebra um ponto icônico do Rio de Janeiro, de Ipanema a Lapa, passando por Enseada, Gamboa, Glória, Jardim Botânico, Lagoa e Leblon.
Além dos itens licenciados, a Maratona do Rio oferece uma coleção exclusiva de produtos da própria marca, com mais de 40 produtos para os apaixonados pelo evento.
Sobre a Maratona do Rio
A Maratona do Rio acontece durante o feriado de Corpus Christi – de 18 a 22 de junho – no Rio de Janeiro, com as provas: 5K | I♥PRIO, 10K | Betnacional, 21K | Claro e 42K | Corona Cero (por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer) e o Desafio Cidade Maravilhosa 21K + 42K | Dorflex Max, analgésico oficial.
A adidas é a Marca Esportiva Oficial do evento e o Itaú Uniclass é o Banco Oficial – ambos, patrocinadores máster. A Z2 é o suplemento oficial, a Raia é a farmácia oficial, Gatorade é o hidratador oficial e o Strava é parceiro no segmento de rota oficial. A Maratona do Rio tem patrocínio do Ministério do Turismo, apoio institucional da Prefeitura do Rio, coparticipação do SESC RJ e é produzida pela Spiridon Eventos e Dream Factory.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.