O despertador toca todos os dias às 6h30, religiosamente. Mas meus olhos já despertaram alguns minutos antes. Nestes poucos minutos que “perdi” (ou ganhei, dependendo de como você encara a vida), a criatividade já rolou solta e muitas ideias e projetos já passaram pela cabeça.
Esse é o início da rotina de um publicitário, que entende cada minuto como uma oportunidade de ser criativo, de encontrar soluções incríveis ou únicas para becos sem saída ou ideias mornas que estão na cabeça de qualquer pessoa.
Quem não é da área, ou banaliza a criatividade, dificilmente entende que ser criativo o tempo todo não é fácil. Assim como em diversas profissões, tem dias que você não acorda legal, tem dias que você tem outras preocupações na cabeça, e também existem momentos em que você tem o tal do bloqueio criativo – fenômeno que acontece com todos os profissionais de Criação, inevitavelmente.
Ser criativo todo dia é como comer frango com batata doce quando, na verdade, você queria um cheeseburguer. (Mentira, não há nada de criativo nisso). Mas o que quero dizer é que nem sempre é o que você quer naquele momento, mas você precisa. Por trás da sua imagem, há clientes esperando que você tire um preá da cartola, porque coelho todo mundo já espera ver.
Mas a gente gosta de ser criativo, porque assim como o aplauso está para o artista, o job aprovado sem alteração e um elogio do cliente são sinônimos que você usou sua criatividade para solucionar um problema.
Então programe o despertador para tocar mais cedo, e use cada momento imaginando como ser diferente e efetivo neste dia que está só começando. Mas lembre-se sempre que não basta se criativo apenar por ser, mas de sempre focar nas soluções do seu cliente.
Como dizia David Ogilvy, “não quero que você diga que meu anúncio foi criativo. Quero que o ache tão interessante, que compre o produto.”
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