M3gan é um longa-metragem de terror da Blumhouse. O terror se concentra na boneca M3gan que, ao invés de apostar o seu fator aterrorizante em algum espírito, aposta em algo que pode ser muito mais assustador: a tecnologia.
Foco na geração Z
Uma das primeiras ações que deram início a essa nova iniciativa de marketing focada na geração Z foi a diminuição da classificação indicativa do filme.
Em território nacional, a classificação indicativa não é um indício muito forte, mas nos EUA – terra natal de M3gan – a classificação é importante e muitas vezes é necessário mostrar a identidade para entrar nos filmes mais fortes.
A roteirista Akela Cooper contou em entrevista: “uma vez que o trailer se tornou viral, os adolescentes se envolveram e você quer que eles vejam o filme…”
A nova classificação indicativa escolhida (14 anos) conversa muito com a geração Z, mas recentemente foi discutido um segundo lançamento, agora para o público adulto com cenas exclusivas.
A aparência da M3gan
Quando se pensa em filmes de “boneca” ou de IA se pensa em um estilo muito diferente de M3gan, a qual usa lenço de marca e óculos escuros.
O diretor de “M3gan”, Gerard Johnstone, contou que quando estava criando a personagem ele foi muito específico com o time de design, ela tinha que parecer icônica e ousada para atrair uma nova geração.
Dancinhas do Tiktok
“Se você procurar na linguagem do TikTok perceberá que a dança é parte fundamental do que está sendo criado lá. Veja a coreografia de Wandinha, por exemplo: é o engajamento orgânico que precisávamos.” diz o chefe de marketing da Universal Pictures, Michael Moses.
Com uma dança que acontece em tela ao invés de só online, o marketing consegui atrair a atenção dos jovens e gerou um buzz que fez centenas de pessoas tentarem os passos.
Apresentações de dança com M3gans
Outra jogada de marketing que deu o que falar foram os cosplays de M3gan, apresentações completas com diversas M3gans dançando “It’s Nice to Have a Friend”, bizarro o suficiente para criar uma conversa nas redes sociais.
Cosplays do Público
Ainda temos algumas salas no Brasil exibindo M3gan, e quem ainda não assistiu, provavelmente está correndo atrás do tempo perdido depois de um Carnaval cheio de M3gans, incluindo até a super diva Pabllo Vittar.
A campanha funcionou, e muito, e no fim de semana de estreia quase metade do público era da Geração Z.
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