CreativosBR

Fonte: divulgação

Lwart apresenta o OLUC, que ilustra os perigos do óleo lubrificante

Personagem criado em parceria com a Tech and Soul passará a protagonizar a comunicação da marca, auxiliando na conscientização ambiental e no engajamento com o público final


A Lwart Soluções Ambientais, empresa 100% brasileira e especializada em transformação de resíduos, apresenta o OLUC, um vilão ambiental que estará presente em toda a comunicação da companhia, trazendo conscientização e dando visibilidade à problemática do descarte incorreto do óleo lubrificante usado. O personagem estreia logo após as ativações da marca no GP São Paulo, onde a Lwart assinou como Coletora Oficial de Óleo Lubrificante Usado do Grande Prêmio de São Paulo 2023 – realizado neste último fim de semana, na capital paulista.

O nome de OLUC foi inspirado na sigla usada pela indústria para nomear o Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado. O resíduo é altamente perigoso e um dos principais vilões atuais do meio ambiente e da saúde humana, quando descartado incorretamente. Segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, conforme dados da CETESB.

“O OLUC é um grande vilão que todo mundo precisa conhecer. Tem um alto poder de contaminação da água, do solo e do ar, quando descartado de forma errada, e cada um de nós pode ajudar a combatê-lo. A Lwart faz o trabalho de coleta e transformação do OLUC há quase 50 anos, ajudando na preservação do meio ambiente, mas é sempre um desafio abordar o público final com um assunto tão denso e técnico. Encontramos na criação do personagem OLUC uma maneira lúdica e efetiva de alertar toda a sociedade sobre esse vilão e nos posicionarmos como a melhor solução para combatê-lo”, destaca Roberta Colleta, Head de Comunicação e Marketing da Lwart Soluções Ambientais.

Criado em parceria com a Tech and Soul, agência responsável por toda a comunicação publicitária da Lwart, o OLUC tem sua estreia em mídia Out of Home, digital e nas redes sociais. Uma das suas aparições especiais aconteceu nesta terça-feira (7), com intervenção na edição impressa do Valor Econômico – que deixou a capa do jornal “contaminada” de óleo para, na página seguinte, reforçar os perigos do descarte incorreto do óleo lubrificante usado.

“O OLUC foi pensado para se mostrar um vilão perigoso, mas com carisma suficiente para chamar a atenção do público. Com o reforço dele, a comunicação da Lwart certamente será ainda mais eficaz, fazendo com que mais e mais pessoas entendam que existe uma única solução legal e ambientalmente responsável quando pensamos no destino do OLUC: o rerrefino, e que muitos riscos aparecem caso esse óleo usado seja descartado de forma incorreta”, reforça Flavio Waitman, sócio e CCO da Tech and Soul.

No GP SP, realizado no Autódromo de Interlagos, a Lwart foi responsável pela coleta de todo o óleo usado pelas equipes. Tambores foram instalados na área dos boxes para a coleta do OLUC durante todo o período da etapa brasileira. Com equipe especializada no manuseio, armazenagem e transporte à fábrica da empresa, localizada em Lençóis Paulista, todo o material coletado será tratado e transformado em óleo puro, transparente e de ótima qualidade, podendo ser utilizado novamente como matéria-prima para a produção de lubrificantes. A Lwart também é parceira de outros grandes eventos automobilísticos, como o Rally dos Sertões e a Stock Car, sempre ajudando a tornar as competições ainda mais sustentáveis.

Recentemente, anunciou investimento de R$ 1 bilhão na expansão de seu parque produtivo. Com a iniciativa, a empresa se tornará a segunda maior rerrefinaria do mundo e sua capacidade de processamento do óleo lubrificante usado ou contaminado crescerá em 50%, passando dos atuais 240 milhões de litros por ano para 360 milhões de litros por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *