CreativosBR

Fonte: divulgação

HomeBlogMarketingLupa Comunicação celebra 15 an...

Lupa Comunicação celebra 15 anos expandindo atuação na área de cultura e entretenimento

Agência assina comunicação do 25º Latin GRAMMY Awards, que acontecerá em novembro, em Miami

A Lupa Comunicação inicia as celebrações de seu 15º aniversário com um marco significativo: a expansão de seu núcleo de atendimento em cultura e entretenimento. Este desenvolvimento é marcado pela renovação para mais um ano à frente da comunicação do Latin GRAMMY Awards que terá sua 25ª edição em Miami, em novembro. Assim como a adesão de grandes nomes da música brasileira ao elenco de artistas atendidos pela agência de PR e consultoria de comunicação, em um movimento que reforça a posição da agência no diversificado cenário da cultura e indústria criativa.

No último ano, a agência se destacou com a entrega de campanhas de sucesso para eventos de grande porte, como o Latin GRAMMY, realizado em Sevilha, Espanha, e os festivais Primavera Sound São Paulo e Rock The Mountain, no Rio de Janeiro. As realizações não apenas reafirmaram a capacidade da agência de operar no cenário internacional e nacional de alto calibre, mas também solidificaram sua reputação como uma expoente na indústria de PR e comunicação.

“Acreditamos firmemente na rica diversidade da música brasileira e na importância de apoiar e celebrar essa pluralidade”, afirma Luisi Valadão, fundadora e CEO da agência. “Nosso compromisso vai além de simplesmente representar artistas; é uma parceria estratégica com eles, com festivais e instituições, para ampliar e engajar seus públicos. Entendemos que cada artista, cada gênero musical, tem uma história única para contar. Nosso papel é ser o elo que conecta essas vozes àqueles que estão ansiosos para ouvi-las, mas também com quem ainda não os conhece, contribuindo assim para o enriquecimento e a expansão do cenário musical brasileiro no âmbito nacional e internacional”, complementa.

Agora, o segundo semestre de 2024 tem sido marcado por conquistas significativas, que representam a pluralidade e expertise do atendimento da agência no segmento. Ainda no campo dos festivais, como o novo contrato com a T4F para realização da comunicação do festival Turá nos estados de São Paulo e Pernambuco, que aconteceram em junho e agosto, respectivamente, no Parque Ibirapuera e Recife. A Lupa é também, pelo terceiro ano consecutivo, a agência de comunicação do festival Rock The Mountain, que terá shows de estrelas nacionais e internacionais, como Anitta e Erykah Badu, no mês de novembro.

Neste contexto do crescimento em 2024, a Lupa Comunicação anuncia a promoção de Pedro Franco a Diretor de Comunicação Institucional (CIO). Na agência desde 2016, Pedro ocupou anteriormente os cargos de coordenador de comunicação e gerente de comunicação institucional, sendo o responsável por liderar o atendimento a clientes como Academia Latina da Gravação (Latin GRAMMY), União Brasileira de Compositores (UBC), Pro-Música, Altafonte, Columbia University, T4F e Prêmio da Música Brasileira (PMB).

“É uma honra assumir o cargo de Diretor de Comunicação Institucional na Lupa. Agradeço profundamente à Luisi Valadão por sua confiança e apoio ao longo desses anos, e a todos que estiveram ao meu lado nessa trajetória de 8 anos na agência. O crescimento que vivemos, atuando com clientes nacionais e internacionais de segmentos diversos do PIB, especialmente da indústria criativa, da música e do entretenimento, foi extraordinário. Estou entusiasmado para continuar contribuindo com nossa equipe e liderar essa importante frente de comunicação institucional nessa nova fase”, afirma Pedro Franco.

Pedro Franco, Diretor de Comunicação Institucional da Lupa | Comunicação – foto Joaquim Lima

Outra renovação contratual que marca os 15 anos da agência é com a Academia Latina da Gravação: a Lupa é a responsável pela gestão de comunicação do 25º Latin GRAMMY Awards, que celebrará a excelência da música latina reunindo centenas entre os maiores artistas e representantes da indústria da música, em Miami, dia 14 de novembro.

Neste ano, a agência conquistou também a conta de gestão de comunicação e PR do Prêmio da Música Brasileira (PMB), cuja 31ª edição homenageou Tim Maia, no Theatro Municipal do Rio. Criado em 1987, o PMB é um marco na celebração da diversidade e riqueza da música brasileira. Agência e PMB firmaram a renovação para a edição 2025 do Prêmio, celebrada com o anúncio da dupla Chitãozinho & Xororó como homenageados no próximo ano.

Ainda em 2023, a Lupa Comunicação esteve à frente da estratégia de PR do projeto “The Greatest Night – Bossa Nova”, no Carnegie Hall, Nova York. O evento celebrou os 60 anos da apresentação histórica que lançou para o mundo, naquele mesmo palco, a Bossa Nova e artistas como Tom Jobim, João Gilberto. Neste retorno, participaram Seu Jorge, Daniel Jobim, Carlinhos Brown, Roberto Menescal, Alaíde Costa e Carol Biazin. Ovacionada em NY e na mídia brasileira, a participação de Alaíde Costa, pioneira do gênero, foi premiada com o Grand Prix, na categoria Entertainment Lions for Music do Festival de Cannes, em ação assinada pela marca Johnnie Walker, da Diageo.

 Com projetos em andamento no Brasil e em Portugal, a Lupa+, selo musical da agência, continua a expandir sua atuação também no audiovisual, promovendo a inovação e a integração entre diferentes segmentos da cultura e entretenimento.

Do cânone da MPB ao rock e rap, passando por festivais, premiações e entidades coletivas, agência investe na diversidade da música brasileira

O investimento da agência na pluralidade e força da música brasileira é simbolizado pela assinatura com artistas das mais diversas sonoridades que compõem a nossa música.

A chegada de um artista como Djonga, uma das vozes mais poderosas do rap brasileiro, ao elenco da agência, não é apenas uma adição de talento, mas também uma expansão no alcance da Lupa dentro do gênero musical que continua a ganhar popularidade e influência. Com letras que refletem a realidade e dilemas de sua geração, Djonga representa uma voz vital na música contemporânea brasileira.


O ano da Lupa Comunicação é marcado também pela estratégia de comunicação de um acontecimento histórico na cena do rock brasileiro: a gestão de PR do álbum e lançamento audiovisual dos 30 anos do Planet Hemp, ao vivo em São Paulo. Uma das bandas mais ativas e relevantes no cenário cultural e político dos últimos 50 anos no Brasil.

Outra expoente do rock nacional que chega ao casting da Lupa é Pitty. Dona de uma carreira sólida desde o início dos anos 2000, com sua voz marcante e suas letras poderosas, ela se tornou uma das artistas mais importantes da atual geração. Pitty já lançou seis álbuns de estúdio e diversos singles de sucesso. Agora, a partir desta parceria, agência e artista miram um alcance ainda mais amplo para sua obra.

Já no segmento da música pop, no segundo semestre desse ano, a agência conquistou as contas de gestão de comunicação e PR das artistas Pabllo Vittar e Urias, dois ícones de excelência e representatividade LGBTQIAP+ na música brasileira contemporânea, que já figuram entre as mais ouvidas de sua geração.

No espectro da MPB, a agência se fortalece com a parceria com João Bosco, um ícone com um legado único na música brasileira. Mundialmente reconhecido por sua habilidade em tecer melodias e narrativas musicais que capturam a essência da cultura brasileira. A agência já trabalha na estratégia de lançamento do próximo álbum inédito do artista, ainda no primeiro semestre, pela MP,B/Som Livre, seis anos após o premiado disco “Mano que Zuera”.

Vanessa da Mata, dona de uma voz marcante, que lota casas de shows no Brasil e exterior, é mais uma grande figura da MPB que se une à agência em 2024. Recentemente, a artista lançou “Vem Doce”, álbum indicado ao Grammy Latino. Multi-talentosa, Vanessa da Mata arranjou e produziu o disco. Agora, cantora e agência já trabalham juntas no planejamento dos lançamentos deste ano.

A chegada deste grupo diverso de novos artistas, ao lado de nomes já estabelecidos como Luísa Sonza, Carlinhos Brown, Marcelo D2, Planet Hemp, Carminho e Filipe Ret, que integram o casting da agência, bem como instituições como a União Brasileira de Compositores (UBC) e a Pro-Música, a a distribuidora digital Altafonte, fortalecem a atuação plural da Lupa Comunicação no mercado musical.

Dessa forma, a agência, que também é responsável pela comunicação e PR de festivais como Rock The Mountain, Carnarildy e Auê, reforça sua posição como referência em PR no segmento de entretenimento, dando um novo tom ao mercado de gestão de imagem e consultoria de comunicação nos palcos, estúdios e plateias do Brasil.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket