Accenture Song identifica cinco macrotendências globais e oferece insights importantes sobre os consumidores, além de orientações para as empresas.
Mais da metade das pessoas está questionando o conteúdo que consomem online, e 62% afirmam que a confiança é um fator essencial ao decidir se vão interagir com uma marca, segundo o 18º relatório anual Life Trends da Accenture (NYSE: ACN).
As reações às rápidas inovações tecnológicas são diversas. O uso crescente da inteligência artificial, incluindo IA generativa, está impactando as experiências digitais da sociedade. Embora apreciem a conveniência proporcionada pela tecnologia, as pessoas estão cada vez mais exigentes quanto ao que veem e acreditam, e buscam reavaliar o papel da tecnologia em suas vidas.
Segundo Nick Law, presidente criativo da Accenture Song, com novas tecnologias, como a IA generativa, transformando as experiências diárias, as pessoas estão ajustando suas interações para manter o controle. “Hoje, a confiança online é uma questão crucial, com todos se tornando mais criteriosos sobre o que veem e acreditam. Naturalmente, essa mudança está influenciando a forma como os consumidores interagem com as empresas que disputam sua atenção”, afirma.
A partir de insights coletados globalmente, a Accenture Song identificou cinco macrotendências que preveem a mudança na dinâmica entre tecnologia e usuários, além dos desafios e oportunidades que as marcas enfrentarão ao adaptar suas estratégias para atender às novas necessidades dos clientes.
- O preço da desconfiança: A segurança nas tecnologias digitais está em risco com o aumento de golpes que confundem as fronteiras entre o real e o falso. A IA generativa amplia essa confusão, desafiando a confiança das pessoas nas plataformas digitais. A pesquisa da Accenture mostra que mais da metade das pessoas agora questiona a autenticidade do conteúdo online. O desgaste da confiança afeta as compras online e as interações com marcas, com 33% das pessoas relatando terem sido vítimas de golpes ou ataques de deepfake no último ano. As marcas precisam tranquilizar os clientes, criando pontos confiáveis em suas comunicações, no comércio e nos produtos.
- A armadilha da parentalidade: Os pais enfrentam o desafio de ajudar a próxima geração a desenvolver uma relação saudável com a tecnologia digital. O acesso irrestrito à internet e às redes sociais está influenciando comportamentos extremos e expondo os jovens a diversos tipos de riscos. Os pais percebem os efeitos e sentem a urgência de estabelecer limites, enquanto os governos elaboram políticas. Os dados da Accenture mostram que pessoas de 18 a 24 anos têm mais que o dobro de chances, em comparação com aquelas acima de 55 anos, de afirmar que as redes sociais impactam sua identidade. Ao mesmo tempo, cerca de dois terços da Geração Z e Millennials reconhecem que passam mais tempo online do que gostariam (67% e 64%, respectivamente). À medida que os jovens adultos enfrentam os efeitos negativos, debates e ações são necessários para encontrar o equilíbrio e as medidas de proteção adequadas.
- A economia da impaciência: Muitas culturas incentivam a ideia de que a educação e o esforço moldam o futuro desejado. No entanto, a tendência da Década da Desconstrução do ano passado revelou que as metas e prioridades estão mudando cada vez mais. Hoje, três em cada quatro consumidores desejam que as empresas respondam mais rápido às suas necessidades. Mais da metade prefere respostas rápidas e orientações, recorrendo a informações de fontes coletivas, mesmo correndo riscos em questões de saúde e finanças. Antes focados em estilo, viagem e música, os influenciadores agora abordam temas fundamentais como saúde, riqueza e felicidade. Quando as empresas não atendem às expectativas, os consumidores buscam a sabedoria coletiva, o que pressiona as marcas a acompanhar para manter a lealdade.
- A dignidade do trabalho: Ela está sendo desafiada por pressões empresariais, avanços tecnológicos e mudanças nas dinâmicas. Com a entrada da IA generativa no ambiente de trabalho, é necessário considerar a dignidade nas novas expectativas de como as pessoas trabalharão com a tecnologia. Três em cada quatro pessoas consideram as ferramentas de IA generativa úteis no trabalho, afirmando que elas aumentam a eficiência (44%) e melhoram a qualidade do trabalho (38%), enquanto uma parcela teme que limitem a criatividade (14%), tornem o trabalho mais mecânico (15%) e gerem ansiedade em relação à segurança no emprego (11%). Os líderes devem promover a motivação e a autonomia, essenciais para a produção de trabalhos de alta qualidade.
- A restauração do social: As pessoas estão buscando experiências mais autênticas e ricas em estímulos sensoriais, com o desejo de se reconectar com a natureza e umas com as outras. O desejo de equilíbrio entre tecnologia e momentos de alegria e bem-estar é crescente. Identificamos que 42% das pessoas atribuíram sua experiência mais prazerosa na última semana a algo que fizeram na vida real, enquanto apenas 15% mencionaram uma experiência digital. Essa mudança oferece às organizações a oportunidade de repensar seus papéis e alinhar-se ao desejo crescente por experiências mais imersivas e autênticas.
Para David Droga, CEO da Accenture Song, a relação entre humanos e tecnologia está mudando, e ficando mais complexa. “Ao adotar novas tecnologias para impulsionar o crescimento, não podemos deixar de lado a confiança e a humanidade”, diz.
Para ler o relatório Life Trends da Accenture 2025, acesse accenture.com/LifeTrends2025 ou explore as descobertas no aplicativo Accenture Foresight.
Metodologia de pesquisa
A previsão anual identifica as tendências digitais emergentes e as ações a serem tomadas pelas empresas em 2025, por meio de insights e inteligência de crowdsourcing da rede global de designers, criativos, tecnólogos, sociólogos e antropólogos da Accenture Song. A Accenture pesquisou 24.295 entrevistados em 22 países em julho de 2024 para validar as tendências.
Sobre a Accenture
A Accenture é uma empresa global líder em serviços profissionais que auxilia as principais organizações do mundo a construir seu núcleo digital, otimizar suas operações, acelerar o crescimento da receita e aprimorar serviços — criando valor tangível em velocidade e escala. Somos uma empresa guiada por talento e inovação, com 774 mil pessoas atendendo clientes em mais de 120 países. A tecnologia está no centro das mudanças atuais, e somos um dos líderes globais na condução dessa transformação, com fortes relações de ecossistema. Combinamos nossa força em tecnologia e liderança em nuvem, dados e IA com experiência incomparável na indústria, expertise funcional e capacidade de entrega global. Nossa ampla gama de serviços, soluções e ativos nas áreas de Estratégia & Consultoria, Tecnologia, Operações, Industry X e Song, junto com nossa cultura de sucesso compartilhado e compromisso em criar valor 360°, nos permite ajudar nossos clientes a reinventar e construir relacionamentos de confiança e duradouros. Medimos nosso sucesso pelo valor 360° que criamos para nossos clientes, uns aos outros, nossos acionistas, parceiros e comunidades. Visite-nos em accenture.com.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.