A ativação criada pela Alob Sports, intitulada por “Rio Tricolor”, se destacou pela abordagem criativa, incentivando um envolvimento da torcida; o projeto de OOH gamificado conectou o público através da paixão pelo futebol no dia da final da Libertadores
O Festival Élan 2024 – Amigos do Mercado, realizado nos dias 3 e 4 de setembro no REAG Belas Artes, em São Paulo (SP), celebra os melhores trabalhos criativos do mercado publicitário. O evento tem como propósito conectar e inspirar profissionais da área, reconhecendo as campanhas que se destacaram pela originalidade e eficácia. Entre os vencedores, o case “Camisa de Futebol”, fruto da parceria entre a Kallas Mídia OOH e a Betano, foi premiado na categoria Esportes, reafirmando o potencial da mídia out of home como ferramenta de engajamento para uma paixão brasileira – leia-se o futebol.
OOH gamificado
O case premiado ganhou vida nas ruas do Rio de Janeiro, menos de 24 horas antes da final da Libertadores, com a união estratégica entre a Betano, Kallas Mídia OOH e Alob Sports. A ação “Rio Tricolor” transformou a cidade em um campo de jogo, espalhando centenas de camisetas do Fluminense, na época patrocinado pela Betano, pelas placas de identificação de ruas. A iniciativa fez uso de mídia OOH e QR codes, permitindo que os torcedores registrassem check-ins em diferentes pontos para participar de uma competição.
“A conquista deste prêmio reflete nossa capacidade de inovar na utilização da mídia out of home, indo além do tradicional e criando experiências interativas que engajam o público de forma única. Com a ação, mostramos como a experiência OOH pode ser cativante ao integrar tecnologia e criatividade para conectar a marca diretamente com o público“, afirma Rodrigo Kallas, CEO da Kallas Mídia OOH. “Somos a empresa que mais entende de brasileiros, logo, não poderíamos deixar de celebrar essa grande paixão que move multidões em todas as cinco regiões“, acrescenta.
“Estamos muito felizes com o prêmio, que trouxe tanto inovação, quanto gamificação e interatividade com o torcedor. A campanha gerou um engajamento incrível nas mídias, principalmente no digital. A parceria com o clube e o suporte das agências foram fundamentais para a conquista”, destaca a Betano.
Público recompensado
A gamificação foi o ponto central da ação, em que os 100 torcedores com maior número de check-ins foram recompensados com um kit exclusivo, incluindo uma camisa oficial de jogo. Para ampliar o alcance e engajamento da torcida, o ex-jogador Washington “Coração Valente” e influenciadores digitais participaram da ativação, marcando presença em pontos estratégicos da cidade.
“É com muita felicidade que recebemos a premiação porque, realmente, a ação foi muito especial para a ALOB Sports. Criativa e disruptiva, a campanha tem o DNA da agência. Betano e Kallas compraram a ideia imediatamente, e isso foi fundamental para desenvolvermos a ação em tempo recorde, virando madrugadas“, comenta Bernardo Pontes, CEO da ALOB Sports.
O impacto da campanha foi reforçado pela Kallas. A companhia informou que 61 das 150 placas instaladas nas ruas se transformaram em souvenirs para os torcedores, simbolizando a conexão emocional e física que a campanha conseguiu estabelecer com o público.
“As placas de rua Kallas estão espalhadas por todas as esquinas da cidade e todo carioca sabe que a esquina é solo sagrado. É onde nos encontramos pra um chope, churrasco ou para assistir futebol. O projeto da Betano integra as placas e a marca nesse contexto“, afirma Ayrton Mandarino, gerente geral da Kallas RJ.
O reconhecimento no Festival Élan 2024 coroa a inovação e a eficácia dessa abordagem, que vai além do uso tradicional da mídia OOH, destacando-se por envolver diretamente os torcedores e criar uma experiência memorável.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.