Será lançado nesta terça-feira, a partir das 18 horas, na Livraria Saraiva do Shopping Crystal, em Curitiba, o livro “Publicitar – Uma nova visão da Publicidade“, do publicitário, jornalista, conferencista, professor, blogger e consultor de comunicação de marketing João José Werzbitzki, o JJ, editado pela carioca Qualitymark e distribuído nacionalmente.
O detalhe é que antes mesmo do lançamento “Publicitar” já é um best-seller do mercado brasileiro, posicionado em quarto lugar em popularidade no site da Saraiva, entre cerca de 2 mil livros de Publicidade. E também se salienta nos sites das livrarias Cultura e Curitiba, entre outras.
O AUTOR
O lançamento não ocorreu antes por causa de complicações no pé diabético do JJ, que o mantiveram quase sem sair de casa nos últimos 15 meses (tempo aproveitado para escrever um segundo livro sobre Publicidade e Marketing – que já tem editora – e outro de receitas culinárias de família e aprendidas pelo autor, que é como cozinheiro é membro da Confraria do Armazém, a que reúne mais chefs premiados e goumets de Curitiba).
João José atua no mercado há mais de 40 anos, tendo sido repórter, redator, editor, chefe de reportagem e editor-chefe do Diário do Paraná e editor de economia do Correio de Notícias, em Curitiba, além de redator e editor da revista Spectra e da revista Reflections nos Estados Unidos. Foi também repórter free-lancer da revista Placar, com reportagens na Europa e no Brasil e repórter e redator da Rádio Universo, de Curitiba.
Como assessor de imprensa e de comunicação, JJ trabalhou para o governador Jayme Canet Jr. e para os Secretários de Estado Belmiro Castor (Planejamento), Véspero Mendes (Planejamento e Administração) e Luiz Eduardo Veiga Lopes (Administração e Interior). Como publicitário foi diretor
da Geminni Publicidade e presidente da JJ Comunicação, que foi uma das maiores agências do mercado paranaense, com destaque nacional (entre as 80 maiores do Brasil, nos anos 80), além de ter sido vice-presidente da Propeg.
JJ foi vice-presidente da International Network dos Business Advertising Agencies (INBA), diretor do Sinapro e professor das universidades Federal a Positivo. Como conferencista, JJ se apresentou em 11
países e em dezenas de cidades brasileiras, falando em inglês e português.
Formado em Publicidade, Relações Públicas, Jornalismo e Editoração, pela Universidade Católica do Paraná, João José tem o título de Master of Arts/Communications, obtido na Siena University, em Michigan, nos Estados Unidos, com especializações em Publicidade, Jornalismo, Relações
Públicas, Fotografia e Produção e Edição de TV, como bolsista da Fundação Rotária/The Rotary Foundation – com uma entre 20 bolsas selecionadas entre 477 concorrentes do mundo todo. JJ também participou de curso de imersão total do Ogilvy Group, na Universidad de Latinoamerica e estudou Historia della Arte Italiana, na Itália.
O LIVRO
A nova visão da Publicidade, que João José apresenta, trata da compreensão da atividade como “criação e distribuição de mensagens de vendas eficientes, para públicos selecionados. Muito mais do que só criar e veicular anúncios e comerciais. A comunicação de marketing moderna deve cuidar da gerência de todos os contatos de uma marca, com todos os seus públicos, o tempo todo”, explica João José.
“O livro também apresenta formas de pesquisa e de elaboração de briefings e diagnósticos de problema – que representam 50% da solução de cada problema -, assim como de planejamento de comunicação, recomendando o uso dos instrumentos mais adequados para cada situação, momento
e públicos. É como uma sinfonia, fundamentada na partitura do planejamento (elaborado por um generalista) e a execução de melodias adequadas a cada apresentação e plateia (por especialistas)”, analisa JJ, que salienta que “os profissionais do futuro da publicidade deverá ser composto por maestros (generalistas o que podem obter de cada instrumento, forma de comunicação) e por músicos (que sabem o que podem extrair de cada instrumento)”.
JJ ainda comenta que o mercado de trabalho para os publicitários é imenso. “Nosso mercado de trabalho não se limita às agências de publicidade e de propaganda (mensagens doutrinárias). Podemos trabalhar no marketing e na comunicação dos anunciantes, assim como nos fornecedores do mercado e nos veículos de comunicação, além das empresas que prestam seviços nesta área (como mídia digital e social, como fotografia, produção gráfica, merchandising, design, marketing direto, marketing social/cultural/ambiental e culturas, tratamento de imagens e produção de cinema, entre outros. Publicitários podem, ainda, ser professores, palestrantes ou conferencistas – que é o meu caminho futuro, além de continuar trabalhando sempre, como consultor e talvez professor novamente, em pós-graduações”, comenta João José.
“Publicitar” pode ser encontrado nas prateleiras e sites das grandes livrarias do mercado brasileiro, com preços em torno de 80 reais. JJ deverá realizar brevemente lançamentos em Porto Alegre,
Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Londrina e outras cidades brasileiras, onde também deverá realizar palestras a respeito de comunicação de vendas, o tema do livro “Publicitar“, em livrarias,
universidades e entidades de vendas, publicidade e marketing do mercado.
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