Creativosbr

Fonte: Instituto Reciclar

Instituto Reciclar e Einstein se unem em parceria de impacto social

Projeto prepara jovens para o mercado da saúde e exemplifica como o investimento em educação pode gerar transformação social e reputacional

A economia do cuidado vem ganhando destaque como uma das transformações mais urgentes e estratégicas dos últimos anos, principalmente após a pandemia. Em um cenário marcado pelo envelhecimento da população, aumento de doenças crônicas e aprofundamento das desigualdades sociais, cuidar deixou de ser apenas uma responsabilidade individual e tornou-se uma prioridade coletiva, com impacto direto no bem-estar da população, na geração de empregos e no desenvolvimento econômico e social do país.

Nesse contexto, marcas com forte atuação social vêm investindo em projetos voltados à formação em saúde e bem-estar. É o caso do Instituto Reciclar, organização que atua com inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, referência nacional em saúde e educação. Juntas, as duas instituições desenvolvem desde 2017 uma trilha formativa que alia formação técnica, competências socioemocionais e empregabilidade no setor da saúde, um dos que mais crescem no país.

A parceria técnica com a instituição de saúde referência no Brasil tem como foco propiciar uma formação técnica de qualidade aos jovens atendidos pelo Reciclar. Com esse apoio educacional, além da inclusão desses estudantes, geramos um ciclo positivo que contribui para a taxa de empregabilidade e qualificação profissional em um setor de alta demanda no mercado de trabalho atual”, explica Carlos Henrique Lima, diretor executivo do Instituto Reciclar.

Para formar profissionais capacitados e preparados para os desafios do setor, o Instituto financia e incentiva, desde o início, o foco em saúde mental e o desenvolvimento de competências como empatia, autocuidado e comunicação, habilidades essenciais para quem deseja atuar no cuidado.

A inclusão produtiva desses jovens tem um papel fundamental de não apenas garantir apoio diante da vulnerabilidade social atual, mas de garantir a presença duradoura desses profissionais no mercado de trabalho e, a partir disso, uma efetiva transformação social, familiar e econômica no futuro”, completa Carlos.

Atualmente, cerca de 70 jovens estão em formação técnica na área da saúde por meio da parceria com o Einstein, e diversos egressos do programa já atuam em hospitais de referência em São Paulo e em outras regiões do país.

Sobre o Instituto Reciclar

O Instituto Reciclar é uma organização sem fins lucrativos que atua há 30 anos com o objetivo de promover a educação e a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de diferentes iniciativas e programas sociais focados na educação e formação profissional. No último ano, 355 mil pessoas foram impactadas pela atuação da organização em diferentes regiões. Pelo 8º ano consecutivo, o Instituto Reciclar foi eleito uma das 100 Melhores ONGs do Brasil e pelo 2º ano A Melhor ONG de Geração de Renda do País.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *