Instituto apoia ações do UNICEF nas áreas de educação e cidadania de adolescentes
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tem o objetivo de promover os direitos de cada adolescente, em especial os e as mais vulneráveis. No Brasil, isso inclui de forma muito específica grupos negros, meninas, quilombolas, indígenas e LGBTQIA+ – populações que mais têm seus direitos violados e vidas ameaçadas. Por isso, o Instituto NEOOH se uniu ao UNICEF para apoiar a garantia de direitos de crianças e adolescentes na iniciativa Busca Ativa Escolar e em projetos voltados à cidadania de adolescentes.
A Busca Ativa Escolar, iniciativa do UNICEF e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), é uma metodologia social e uma plataforma tecnológica gratuita, que apoiam municípios e estados no enfrentamento da exclusão escolar, bem como em risco de abandono escolar. Com a parceria com o Instituto NEOOH, a iniciativa visa contribuir com a (re)matricula de 3.500 crianças e adolescentes nas escolas e capacitar 500 profissionais da saúde, educação e assistência social.
Para promover o acesso à educação e permanência na escola, aprendendo, é importante garantir espaços acolhedores para que as diversas adolescências desenvolvam habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento, com acesso a informações confiáveis, políticas públicas de qualidade e oportunidades de participar de debates sobre seus direitos. Valorizando a segunda década da vida como uma fase de oportunidades, com grande potencial de aprendizagem, interação entre pares, ampliação das referências, senso crítico e capacidade de expressão e liderança, é fundamental criar estratégias para apoiar grupos populacionais mais afetados pelas desigualdades, entre as quais destacam-se as meninas, as pessoas negras, indígenas e LGBT. Com a parceria firmada com o Instituto NEOOH, o projeto prevê beneficiar 2.870 adolescentes direta e indiretamente.
“Sempre buscamos parcerias que possam apoiar e potencializar as nossas ações pelas crianças e pelos adolescentes. Estamos confiantes de que essa parceria com o Instituto NEOOH vai gerar grandes resultados para quem mais precisa”, afirma Juan Ignacio Calvo, chefe de Parcerias e Arrecadação de Recursos do UNICEF no Brasil.
Considerando o potencial da adolescência e juventude na cocriação de propostas fundamentais para o seu próprio desenvolvimento, a parceria fortalecerá as redes de participação cidadã de adolescentes, com foco nas meninas e nas populações negra, indígena e LGBTQIAPN+, além de promover o desenvolvimento de habilidades ligadas à ciência e à tecnologia e preparar as meninas para entrar de forma segura e inovadora no mundo dos games. O objetivo do programa é fomentar o empoderamento de meninas e contribuir para que adolescentes e jovens mais afetados pelas desigualdades se engajem em diálogos entre pares e com pessoas responsáveis pela tomada de decisões em seus territórios.
“Acreditamos que a educação é um dos pilares fundamentais para uma sociedade mais igualitária e inclusiva, e que a iniciativa privada tem o compromisso de ajudar a garantir seu acesso e qualidade. Trazemos, portanto, a contribuição de longo prazo do Instituto NEOOH junto à maior e mais importante entidade do mundo quando falamos em promover direitos e oportunidades a crianças e adolescentes. Será um enorme prazer poder contribuir e sermos aliados do UNICEF nessa jornada”, pontua Betania Chebly, presidente do Instituto NEOOH.
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Sobre o Instituto NEOOH
O Instituto NEOOH é uma iniciativa social da NEOOH, empresa referência em mídia Out of Home, focada em promover igualdade e apoio em educação, inclusão, diversidade e equidade de gêneros. O Instituto assume investimentos em várias entidades e causas e destina 1% do faturamento da NEOOH para projetos sociais pré-selecionados.
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