Influencers ou influenciadores digitais são criadores de conteúdo online que têm o poder de atingir uma grande gama de pessoas e interferir na decisão desses potenciais clientes.
Eles criam ou descontinuam uma tendência, uma vez que – muitas vezes – as pessoas confiam muito mais neles do que em filmes publicitários ou opiniões de outras celebridades.
A maioria dos influenciadores coloca suas personalidades e vida online de um jeito que incentiva a criação de relações parassociais entre consumidores e influenciadores. Essa relação torna a opinião desses novos famosos em uma relação de confiança.
Porém, os megainfluencers de hoje dividem essa opinião para milhares de pessoas e são influenciados por marcas e quantias cada vez mais exorbitantes.
Em algum momento entre mansões e viagens parte da confiança e da fachada de “gente como a gente” vai criando a necessidade de um novo tipo de influenciador.
Mega, nano e microinfluencers
Os megainfluencers têm mais de 1 milhão de seguidores, enquanto os nanoinfluencers têm até 10 mil. É uma diferença gigante de alcance, enquanto os nano e micro (até 100 mil influencers) podem ser o futuro do mercado de influencers.
Quais as vantagens dos microinfluencers se a audiência deles é tão menor?
A primeira vantagem é a democratização do mercado, no qual só marcas com orçamentos largos conseguem bancar o preço dos megainfluencers, mas conforme os seguidores diminuem, os preços também caem e o mercado de influência se torna cada vez maior.
A confiança como vantagem
Os influencers menores costumam investir mais no conhecimento do público, e como as relações se tornam uma via de mão dupla a confiança que o influenciador passa também aumenta.
Os nanoinfluencers costumam ser mais nichados, o que faz com que sua marca possa investir em algo que causa uma identificação maior. Outro benefício é que esses influenciadores tendem a ser mais acessíveis, a comunicação costuma ser mais direta e o talento é mais flexível por não ter outras oportunidades batendo na porta o tempo todo.
Contratar um nano ou microinfluencer pode trazer mais interação e uma campanha bem mais engajada. Tudo vai depender do objetivo da sua campanha.
E aí, você já precisou contratar algum influencer? Como foi a experiência?
Para mais conteúdos como este, acesse nossa home.