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Inbound vs Outbound Marketing

O inbound e o outbound marketing, ou simplesmente marketing de atração e marketing de intrusão, são duas estratégias que estão muito ligadas ao advento da internet e a maior cautela do consumidor que ela causou.

É importante começar por definir a diferença entre inbound e outbound.

Inbound marketing – ou marketing de permissão – é uma estratégia de marketing que foca em atrair os clientes como ímãs. Em vez de correr atrás do cliente, o inbound foca em criar uma estratégia para o cliente correr atrás da sua marca. 

O Inbound é ideal para a era digital pois foca no desejo do cliente. O consumidor do século XXI é exigente e imediatista, e ao invés de criar campanhas que podem irritar o cliente, foca mais em um conteúdo do agrado do consumidor.

O marketing de conteúdo é uma grande vértice do inbound marketing, logo, se o objetivo é vender roupas, se cria conteúdo sobre moda inclusiva, sobre grandes desfiles, sobre tendências da próxima estação, tudo como uma “isca” para seu consumidor. 

Assim sendo, o Inbound Marketing foca em fazer parte da rotina do cliente.

Já o Outbound Marketing – ou marketing ativo – visa romper a rotina do cliente, pedindo para que a atenção do cliente seja toda dele, com a esperança que essa atenção acabe numa venda.

O marketing de interrupção é uma alternativa tradicional que se torna cada vez mais a alternativa menos procurada por ser uma coisa mais brusca que o consumidor, ao invés de apreciar, apenas atura.

Exemplos de Outbound Marketing são anúncios em televisão, publicidade em revistas e o tão odiado telemarketing ativo.

No mundo online temos campanhas publicitárias em podcasts e anúncios no YouTube que são mais bem-vindos pelo público em vista da gratuidade que trazem aos sites, com exemplo da assinatura do Netflix que em troca de um preço mais ameno exibe anúncios. 

Existem muitas discussões sobre qual estratégia de marketing do futuro, mas uma não tira o benefício da outra e para uma campanha realmente ser eficiente, ambas devem ser usadas. 

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