Contrato de 10 anos prevê modernização e digitalização dos inventários publicitários em 17 aeroportos, com destaque para o novo Congonhas, hub de alta audiência do país
Duas das principais empresas de mídia OOH do Brasil, Helloo e Neooh, foram declaradas vencedoras da concorrência no segmento de mídia OOH promovida pela Aena Brasil. O negócio envolverá a assunção, pelos próximos 10 anos, da gestão e comercialização dos inventários de mídia em 17 aeroportos estratégicos do país, com estabelecimento de investimentos obrigatórios em inovação, digitalização e qualificação da jornada do passageiro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 26 de maio, após deliberação do Conselho da Aena.
O projeto tem como principal ativo o Aeroporto de Congonhas (SP) — um dos mais disputados do mercado publicitário nacional. Com 23,13 milhões de passageiros movimentados em 2024, Congonhas consolida-se como o principal aeroporto de negócios do país e figura entre os dez mais movimentados da América Latina.
A Helloo, subsidiária da ALLOS — plataforma de referência em entretenimento, serviços, lifestyle e compras — é considerada uma Smart DOOH por sua excelência em dados e segmentação. Com uma robusta rede de 15 mil telas digitais em 5 mil condomínios residenciais e 113 shoppings, a empresa atinge 45 milhões de pessoas únicas por mês em 74 cidades. Agora, expande sua atuação para um novo segmento de alto fluxo e relevância.
A Neooh, por sua vez, traz sua expertise no segmento aeroportuário e uma sólida presença multivertical em Out of Home, com atuação também em parques urbanos, terminais de passageiros e retail media. Com mais de 45 mil telas digitais distribuídas em mais de 700 municípios brasileiros, a empresa é referência nacional em soluções phygital e ativações que conectam o espaço físico à inteligência digital.
Transformação digital nos aeroportos
O contrato, com vigência até 2035, prevê a padronização de 90% dos inventários em redes digitais, a adoção de compra programática, sensores de audiência em tempo real e espaços exclusivos para ativações de marca, experiências imersivas e salas VIP conectadas. As primeiras entregas ocorrem no segundo semestre de 2025, com a modernização completa do atual terminal de passageiros de Congonhas. A fase principal do projeto será concluída em meados de 2028, com a inauguração do novo aeroporto, projetado para receber até 30 milhões de passageiros ao ano.
Para Leonardo Chebly, co-presidente e CEO da Neooh, a conquista amplia a posição estratégica da companhia no setor de mídia Out of Home nacional: “Assumir os 17 aeroportos da Aena representa um dos momentos mais emblemáticos da história da Neooh. Esta conquista consolida não apenas nossa presença no segmento aeroportuário, mas reafirma nosso protagonismo na transformação do OOH no Brasil. Estamos falando de um projeto que combina inovação, tecnologia e inteligência de dados para criar um novo paradigma de conexão entre marcas e pessoas em movimento.”, afirma Chebly.
“A entrada nos aeroportos reforça nossa estratégia de ampliar a cobertura da Helloo, levando a mesma inteligência de dados aplicada em shoppings e residências para um novo ambiente de alto potencial”, afirma Rafael Saito, CEO da Helloo. “Aeroportos compartilham atributos dos canais onde já atuamos: fluxo elevado, permanência qualificada e forte potencial de segmentação. Vamos entregar mídia inteligente e personalizada, baseada em dados, com mensuração em tempo real e geolocalização”, destaca.
A força da mídia aeroportuária: alcance, qualificação e influência
Em 2024, os aeroportos operados pela Aena movimentaram mais de 43,3 milhões de passageiros em cerca de 480 mil operações. Somente Congonhas, com localização privilegiada a 8 km da Avenida Paulista, oferece um conjunto raro de atributos: fluxo constante, permanência média elevada e perfil socioeconômico altamente qualificado. Pesquisa da Aena aponta que 74% dos passageiros viajam a negócios ou turismo de alto poder aquisitivo.
Além disso, a rota CGH–SDU (ponte aérea Rio – São Paulo) registrou 18.447 decolagens em 2024, reafirmando-se como a conexão doméstica de maior circulação no país e um ativo estratégico para marcas que buscam frequência, visibilidade e impacto em um público premium.
Outros aeroportos estratégicos contemplados no contrato incluem o Aeroporto Internacional do Recife (PE) — o maior do Nordeste com 9 milhões de passageiros — além dos terminais de Maceió (AL), João Pessoa (PB), Campo Grande (MS), Aracaju (SE) e Uberlândia (MG), além de hubs regionais.
Próximos passos
A transição para a nova gestão será iniciada no segundo semestre de 2025.
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