Com a meta de plantar 19 microflorestas até 2030, esse é o terceiro espaço entregue pela marca no Brasil; a ação faz parte da plataforma Green Your City, que visa repensar espaços urbanos de forma sustentável.
A Heineken acaba de entregar a sua terceira microfloresta no Brasil, e a primeira localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, em cumprimento à sua estratégia de plantar 19 pelo País até 2030. O espaço que irá receber a floresta foi implementado em uma área de mil metros quadrados, entre a Avenida Antônio Carlos e a Avenida Antônio Abrahão Caram, próxima ao estádio do Mineirão e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Com 1.105 mudas de 90 espécies nativas do bioma da Mata Atlântica, a floresta apresentará alta densidade vegetal e proporcionará serviços ambientais essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população. Esses benefícios incluem a redução da temperatura, o aumento da umidade do ar, a retenção da água das chuvas, a diminuição da poluição sonora, a filtragem de gases tóxicos e a mitigação da poluição, entre outros. Além disso, espera-se que o projeto contribua positivamente para a biodiversidade da região.
O plantio foi feito em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte e o paisagista Ricardo Cardim, idealizador do projeto, responsável pela metodologia Floresta de Bolso, um projeto que visa deixar uma bomba de diversidade para centros urbanos. Transformando a ação em algo ainda mais simbólico, o plantio foi realizado nesta última terça-feira, 3 dezembro, por um mutirão voluntário, que reuniu cerca de 60 pessoas como parceiros do Grupo HEINEKEN, colaboradores voluntários e agentes do poder público.
Para o secretário municipal Interino de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Gelson Leite, a iniciativa da empresa ganha ainda mais importância diante da crise climática que o Brasil e o mundo vêm enfrentando. “Ao capturarem e absorverem o dióxido de carbono (CO2), as árvores impedem que ele seja lançado para a atmosfera. Dessa forma, essas microflorestas contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa na cidade, além de amenizarem as temperaturas e estimularem a biodiversidade”, explica.
Essa iniciativa faz parte das metas de Green Your City, plataforma de sustentabilidade e cultura criada em 2021 pela marca Heineken, que visa gerar a reflexão sobre o papel das pessoas nas cidades em que elas vivem, por meio de ações que repensam os espaços urbanos.
19 microflorestas até 2030
As microflorestas são espaços de alta densidade vegetal que prestam diversos benefícios e serviços ambientais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população com a diminuição da temperatura, o aumento da umidade do ar, a filtragem de gases tóxicos e poluição.
A primeira microfloresta implementada pela Heineken foi no Rio de Janeiro, em 2022, como residual da ativação de Heineken no Rock in Rio, onde a maioria da cenografia da ativação da marca no festival era composta por vegetação do bioma da Mata Atlântica. Após o evento, as plantas foram todas replantadas em uma área de 1.500 metros quadrados. A segunda foi plantada em 2023 na Marginal Tietê, em São Paulo. A área que recebeu a floresta é local de encontro entre o rio Tietê e Tamanduateí, tendo uma importância ambiental grande para a cidade, além de carregar um marco histórico por ser onde a cidade começou a 470 anos. Foram plantadas mais de 1.020 mudas de 96 espécies nativas do bioma Mata Atlântica.
“Temos uma missão, como marca, de deixar um legado por onde passamos e trabalhamos. Com a plataforma Green Your City,mantemos o compromisso em ser uma marca sustentável ao longo dos próximos anos. É o nosso propósito construir um mundo melhor e mais equilibrado. Sustentabilidade para nós é uma construção conjunta e, por isso, olhamos tanto para os nossos processos internos, como também para os nossos parceiros e consumidores. É mostrar ao mundo que podemos ter uma cabeça mais aberta para olharmos o tema sustentabilidade com leveza e entretenimento”, afirma Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil.
Além das microflorestas, o Grupo HEINEKEN vem desenvolvendo outros projetos de reflorestamento pelo Brasil. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, desde 2007, a companhia já produziu 7 milhões de mudas nativas do bioma em uma área restaurada de 386 hectares em Itu, São Paulo. Além disso, em 2024, a partir do recém lançado projeto de Heineken Spin em parceria com a Rizoma, com um investimento inicial de R$ 15 milhões, a empresa iniciou o plantio de 224 mil mudas em uma área equivalente a 190 campos de futebol também em Itu.
Sobre Green Your City
Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade para a vida noturna, a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão. São metas da plataforma:
Energia Verde: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora da qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. 90% da população conectada impactada a internet anualmente pela mensagem de responsabilidade e consciência com consumo de álcool.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.