CreativosBR

Fonte: Divulgação

Heineken inaugura primeira Microfloresta em Belo Horizonte

Com a meta de plantar 19 microflorestas até 2030, esse é o terceiro espaço entregue pela marca no Brasil; a ação faz parte da plataforma Green Your City, que visa repensar espaços urbanos de forma sustentável.

A Heineken acaba de entregar a sua terceira microfloresta no Brasil, e a primeira localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, em cumprimento à sua estratégia de plantar 19 pelo País até 2030. O espaço que irá receber a floresta foi implementado em uma área de mil metros quadrados, entre a Avenida Antônio Carlos e a Avenida Antônio Abrahão Caram, próxima ao estádio do Mineirão e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com 1.105 mudas de 90 espécies nativas do bioma da Mata Atlântica, a floresta apresentará alta densidade vegetal e proporcionará serviços ambientais essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população. Esses benefícios incluem a redução da temperatura, o aumento da umidade do ar, a retenção da água das chuvas, a diminuição da poluição sonora, a filtragem de gases tóxicos e a mitigação da poluição, entre outros. Além disso, espera-se que o projeto contribua positivamente para a biodiversidade da região.

O plantio foi feito em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte e o paisagista Ricardo Cardim, idealizador do projeto, responsável pela metodologia Floresta de Bolso, um projeto que visa deixar uma bomba de diversidade para centros urbanos. Transformando a ação em algo ainda mais simbólico, o plantio foi realizado nesta última terça-feira, 3 dezembro, por um mutirão voluntário, que reuniu cerca de 60 pessoas como parceiros do Grupo HEINEKEN, colaboradores voluntários e agentes do poder público.

Para o secretário municipal Interino de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Gelson Leite, a iniciativa da empresa ganha ainda mais importância diante da crise climática que o Brasil e o mundo vêm enfrentando. “Ao capturarem e absorverem o dióxido de carbono (CO2), as árvores impedem que ele seja lançado para a atmosfera. Dessa forma, essas microflorestas contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa na cidade, além de amenizarem as temperaturas e estimularem a biodiversidade”, explica.

Essa iniciativa faz parte das metas de Green Your City, plataforma de sustentabilidade e cultura criada em 2021 pela marca Heineken, que visa gerar a reflexão sobre o papel das pessoas nas cidades em que elas vivem, por meio de ações que repensam os espaços urbanos.

19 microflorestas até 2030
Fonte: Divulgação

As microflorestas são espaços de alta densidade vegetal que prestam diversos benefícios e serviços ambientais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população com a diminuição da temperatura, o aumento da umidade do ar, a filtragem de gases tóxicos e poluição.

A primeira microfloresta implementada pela Heineken foi no Rio de Janeiro, em 2022, como residual da ativação de Heineken no Rock in Rio, onde a maioria da cenografia da ativação da marca no festival era composta por vegetação do bioma da Mata Atlântica. Após o evento, as plantas foram todas replantadas em uma área de 1.500 metros quadrados. A segunda foi plantada em 2023 na Marginal Tietê, em São Paulo. A área que recebeu a floresta é local de encontro entre o rio Tietê e Tamanduateí, tendo uma importância ambiental grande para a cidade, além de carregar um marco histórico por ser onde a cidade começou a 470 anos. Foram plantadas mais de 1.020 mudas de 96 espécies nativas do bioma Mata Atlântica.

“Temos uma missão, como marca, de deixar um legado por onde passamos e trabalhamos. Com a plataforma Green Your City,mantemos o compromisso em ser uma marca sustentável ao longo dos próximos anos. É o nosso propósito construir um mundo melhor e mais equilibrado. Sustentabilidade para nós é uma construção conjunta e, por isso, olhamos tanto para os nossos processos internos, como também para os nossos parceiros e consumidores. É mostrar ao mundo que podemos ter uma cabeça mais aberta para olharmos o tema sustentabilidade com leveza e entretenimento”, afirma Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil.

Além das microflorestas, o Grupo HEINEKEN vem desenvolvendo outros projetos de reflorestamento pelo Brasil. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, desde 2007, a companhia já produziu 7 milhões de mudas nativas do bioma em uma área restaurada de 386 hectares em Itu, São Paulo. Além disso, em 2024, a partir do recém lançado projeto de Heineken Spin em parceria com a Rizoma, com um investimento inicial de R$ 15 milhões, a empresa iniciou o plantio de 224 mil mudas em uma área equivalente a 190 campos de futebol também em Itu.

Fonte: Divulgação
Sobre Green Your City

Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade para a vida noturna, a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão. São metas da plataforma:

Energia Verde: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;

Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;

Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora da qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;

Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. 90% da população conectada impactada a internet anualmente pela mensagem de responsabilidade e consciência com consumo de álcool.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *