Quando se trata de ser bem-sucedido no mundo profissional, é comum ouvir falar sobre a importância das hard skills e soft skills. Mas você sabe exatamente o que esses termos significam? Hoje vamos te explicar a diferença nos dois conjuntos de habilidades e mostrar alguns exemplos.
Hard Skills
As hard skills são aquilo que pensamos normalmente quando queremos nos profissionalizar. Um conjunto de técnicas que podem ser aprendidas de uma forma mais direta, muitas vezes por cursos e seminários. São habilidades concretas e tangíveis, como por exemplo:
- Conhecimento em uma língua estrangeira: aprender um novo idioma é uma hard skill valiosa, especialmente em um mundo globalizado onde a comunicação com pessoas de diferentes países é vital.
- Graduação: conquistar um diploma de graduação em uma área específica é considerado uma hard skill, porque mesmo uma graduação tendo aprendizagens variadas, elas são na maior parte do tempo diretas.
- Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas: saber operar equipamentos ou ferramentas específicas é uma hard skill importante em diversos setores, como engenharia, indústria e construção.
Soft Skills
Quando se trata de alcançar o sucesso no mundo profissional, não basta apenas possuir hard skills, ou seja, habilidades técnicas.
Assim sendo, as soft skills estão muito ligadas ao comportamento de cada profissional. Pesquisas apontam que 46% dos novos colaboradores falham nos primeiros 18 meses devido à falta de soft skills.
As empresas perceberam a importância dessas habilidades comportamentais na avaliação de seus funcionários. Não adianta ter profissionais tecnicamente capacitados se eles não conseguem lidar com pressão, trabalhar em equipe ou se comunicar.
Vamos conhecer alguns exemplos das principais soft skills:
- Comunicação interpessoal: saber se expressar claramente, ouvir atentamente e exprimir ideias de maneira eficiente são habilidades essenciais em qualquer ambiente de trabalho.
- Capacidade de persuasão: essa é ainda mais importante nas carreiras que envolvem publicidade. Ser capaz de influenciar e convencer outros é uma soft skill valiosa.
- Proatividade: demonstrar iniciativa e se interessar em projetos diferentes do seu são capacidades que interessam o mercado de trabalho.
Lembrando que as soft skills podem ser melhoradas ao longo do tempo. Então, além de se dedicar às suas hard skills, não se esqueça de investir no desenvolvimento das suas habilidades comportamentais.
Você já sabia a diferença entre elas?
Nós temos mais conteúdo como esse aqui no nosso portal!
Acompanhe também nosso perfil no Instagram.