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Fonte: Divulgação Grupo Heineken

Grupo HEINEKEN impulsiona vendas em PDVs com ativações estratégicas

Para fortalecer sua presença no varejo, a companhia aposta no retail media como um pilar inovador, unindo criatividade, dados e experiência do consumidor

Ao longo dos últimos anos, o Grupo HEINEKEN vem investindo em Retail Media, consolidando o canal como um pilar essencial de sua abordagem comercial. A combinação entre as equipes de digital commerce, trade marketing, vendas e parceiros de varejo tem garantido campanhas cada vez mais assertivas, com foco na personalização e no engajamento do consumidor. Como reflexo desse trabalho, os resultados indicam um crescimento de 22% na frequência de compras, aumento de 19% no valor médio gasto por compra e um salto de 45% no gasto médio dos consumidores.

Com base em inteligência de dados, o Grupo HEINEKEN desenvolve campanhas direcionadas para públicos altamente qualificados, aumentando a relevância da comunicação e as taxas de conversão. Além disso, as iniciativas no varejo contam com experiências interativas e conteúdos personalizados, criando uma conexão mais profunda entre a marca e os consumidores.

“Sabemos que o ponto de venda desempenha um papel crucial na decisão de compra dos consumidores. Estudos da Nielsen Media Research indicam que aproximadamente 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda (PDV), e que 50% dessas compras são realizadas por impulso. Esses dados ressaltam a importância de estratégias eficazes de trade marketing e retail media para influenciar positivamente as decisões de compra e fortalecer a percepção da marca”, destaca Natália Urnikes, gerente sênior de trade marketing do Grupo HEINEKEN. Segundo a executiva, a integração com varejistas ocorre por meio de planos conjuntos (JBP – Joint Business Plan), alinhando as plataformas do cliente com as marcas do Grupo para garantir maior eficiência.

Um dos casos de sucesso com impacto direto nas vendas foi uma parceria recente com um cliente para o Dia Mundial do Hambúrguer. A ação utilizou segmentação de dados para classificar consumidores em dois grupos: “buyers”, que compraram cerveja nos últimos seis meses, e os “shoppers”, que são os demais clientes. Os resultados foram significativos: houve uma taxa de conversão 7,7 vezes maior no grupo “buyers”, e 20% das conversões no grupo “shoppers” foram de clientes que não compravam cerveja no PDV há pelo menos um ano. Além disso, o ticket médio teve um aumento de 57% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Outra iniciativa inovadora foi a “One Fits All”, solução de telas de LED cambiáveis em pontos de venda. Com um modelo flexível e sustentável, a tecnologia permitiu a implementação de campanhas de maneira mais rápida e eficiente, reduzindo a produção de materiais físicos e reforçando o compromisso com ESG do Grupo HEINEKEN. Com um olhar para o futuro e um compromisso com a inovação, o Grupo HEINEKEN segue apostando em Retail Media como um dos pilares estratégicos para fortalecer sua presença no varejo e impulsionar resultados de forma sustentável.

Sobre o Grupo HEINEKEN:

Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.

Para obter mais informações, acesse www.heinekenbrasil.com.br e siga-nos no Instagram e LinkedIn.

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