- Entidade fortalecerá ainda mais a atuação para promover a capacitação de profissionais que atuam na área de mídia em empresas da indústria da comunicação
- Viagem técnica “Innovation Journey” será entre os dias 21 e 26 de abril, tendo como destino Singapura
O Grupo de Mídia de São Paulo divulga diversas novidades em suas atividades para o ano de 2024. A primeira delas é que já está definido o novo destino e a data da viagem técnica internacional direcionada para todos os profissionais de agências e de anunciantes que tenham atividades relacionadas à comunicação. Neste ano, a “Innovation Journey” vai acontecer entre os dias 21 e 26 de abril, tendo como destino Singapura.
A iniciativa resulta de uma parceria do GMSP com o KES – Knowledge Exchange Sessions, plataforma de conteúdo de inovação baseada em tecnologia, comportamento e criatividade, para proporcionar experiências imersivas de aprendizagem realmente transformadoras. O início do período de inscrições para a viagem técnica internacional para Singapura será anunciado em breve.
“A ‘Innovation Journey’ oferecerá aos participantes atividades em diferentes formatos, como workshops (atividade hands-on), exchange sessions (visitas e conversas em profundidade dentro e fora de empresas), palestras seguidas de dinâmica, encontros de relacionamento para fortalecimento de networking, entre outras”, conta Fábio Freitas, presidente do Grupo de Mídia de São Paulo.
Bootcamp em parceria com SoulCode
Cresce e se fortalece em 2024 a parceria do Grupo de Mídia com a SoulCode nos bootcamps do Programa Martech Academy, que teve início no ano passado para promover a formação de profissionais de mídia e performance para atuação no mercado. O foco continua voltado para a inclusão com diversidade, com ampliação das oportunidades a diferentes grupos do espectro social brasileiro.
Até então, os cursos tinham como público-alvo principal pessoas negras e LGBTQIAPN+. No primeiro bootcamp, 67% eram estudantes mulheres; 60% com etnia declarada como preta ou parda e 40% branca; 100% deles estava no desemprego ou fora da área tech; 46% se declararam LGBTQIAPN+; todos tinham entre 18 e 50 anos de idade; e 50% eram de São Paulo, 27,55 eram de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, e 17,5% eram de outras regiões.
Há alguns dias foi realizada a cerimônia de formatura do primeiro bootcamp do Grupo de Mídia em parceria com a Soul Code. São 36 novos profissionais capacitados a iniciar a atividade em mídia e performance. Dentro de algumas semanas será promovida uma feira para empregabilidade, com o objetivo de inserir os formados no bootcamp em postos de trabalho de empresas do mercado. Ou seja, além de formar novos profissionais, a iniciativa também busca a empregabilidade para aqueles que completaram todo o bootcamp. Em breve, nova edição do curso será anunciada, assim como a ampliação das disciplinas que serão oferecidas por meio do Programa Martech Academy.
Além disso, a parceria com a Soul Code, implementada em 2023, terá a sua atuação ampliada para recém-chegados à área de mídia, com a finalidade de colaborar para que esses profissionais aprofundem e/ou reciclem seus conhecimentos e fundamentos relacionados à mídia, dados e tecnologia, para melhor aplicação no dia a dia.
Ao mesmo tempo, o bootcamp e a parceria do Grupo de Mídia com a Soul Code serão incrementados, inclusive com a meta de transformar o formato em uma plataforma MasterClass (EAD). Isso permitirá incluir profissionais de mídia experientes e com grande conhecimento de mercado como professores.
Mais atividades do Comitê de Educação
Em 2024 o Comitê de Educação do Grupo de Mídia de São Paulo terá ainda mais atividades para criar e oferecer oportunidades educacionais abrangentes para os profissionais de mídia em todos os níveis. Entre as novidades está um plano de treinamentos focados em melhorar as habilidades estratégicas relacionadas a negócios para profissionais nos níveis de diretorias e supervisão das empresas que atuam com comunicação, a fim de potencializar carreiras e perspectivas de sucesso profissional. Também está em desenvolvimento uma série de módulos de treinamento técnico e de reciclagem relacionados à dados e tecnologia para recém-chegados à área de mídia, desde assistentes até coordenadores.
Também será criado um cronograma de eventos pontuais que inspirem líderes de mídia a colaborarem para a progressão das carreiras de seus melhores profissionais, por meio do desenvolvimento de soft skills. Essa iniciativa nasceu a partir de feedbacks recebidos na pesquisa “Que Mídia é essa?”, realizada no final do ano passado pelo Grupo de Mídia de São Paulo em parceria com a Kantar IBOPE Media. O estudo traçou uma fotografia do profissional de mídia no Brasil e está municiando a entidade com informações para que ela ofereça cursos e oportunidades de qualificação ainda mais assertivos para as necessidades dos profissionais.
Paralelamente, o Comitê de Educação também está desenvolvendo – em parceria com uma outra prestigiada instituição de ensino do país, ainda a ser revelada – uma série de módulos de treinamento para profissionais de mídia ampliarem seus níveis de conhecimento e, com isso, potencializarem ainda mais o crescimento em suas atividades.
Outra novidade é que, ainda neste ano, será criado e implementado, pelo Grupo de Mídia, um evento inspiracional voltado para lideranças, com foco em desenvolvimento de soft skills e painéis de discussão sobre retenção de talentos na área de mídia.
Mídia Dados
Mais uma importante novidade da entidade para a indústria da comunicação como um todo é que o anuário Mídia Dados, que disponibiliza ao mercado informações que representam um panorama da evolução da mídia e de seus canais de contato com os consumidores, consolida a sua atualização constante no formato nativo integralmente digital, adotado desde 2023. Isso reforça o relatório em seu olhar amplo sobre o mercado, embasado em dados importantes que ajudam a planejar e a realizar trabalhos precisos em comunicação.
O Mídia Dados, que também desde o ano passado tornou-se credenciado pelo CENP, contém informações que até a pouco tempo não estavam disponíveis e sistematizadas, como referentes à Diversidade e Inclusão, atualmente fundamentais para abrir qualquer conversa, com dados relacionados não só à sociedade brasileira como um todo, mas também relativos especificamente ao setor de publicidade e ao mercado da mídia.
No compilado de informações, também ganharam destaque temas que cada vez mais fazem parte do novo universo de mídia, como os jogos e conteúdos veiculados em TVs conectadas, com estudos sobre o perfil e o comportamento dos gamers, categoria que está entre as que mais cresceram em visitantes únicos no último ano. E ainda estão previstas para 2024 diversas outras novidades no Mídia Dados, que serão incluídas ao relatório periodicamente ao longo de todo o ano.
Grupo de Mídia para todos
Na área de Relações com o Mercado, o Grupo de Mídia de São Paulo está empenhado em apresentar seus preceitos, metas e filosofia para outras regionais da entidade pelo Brasil, o que é realizado por meio de aproximações pontuais. A meta e não apenas apresentar o “Novo Grupo de Mídia de SP” para mais estados brasileiros, mas espalhar em GMs de todo o Brasil o conceito de “Grupo de Mídia para Todos”. Nesse sentido, o GMSP já tem mantido conversas com GMs do Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco e Minas Gerais e já projeta esse intercâmbio com outros mercados ao longo de 2024.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.